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O termo em inglês “Employee Value Proposition”, em tradução livre “proposta de valor ao colaborador”, significa, na prática, o que uma empresa de fato oferece como diferencial a seus colaboradores. É um conceito de práticas de bem-estar para atrair profissionais e engajar funcionários.

 

A estratégia pode ser resumida em cinco pilares:

 

Recompensas (salário, benefícios e reconhecimento);

Oportunidades (carreira e desenvolvimento);

Pessoas (chefes e colegas);

Trabalho (o que se produz e o alinhamento disso aos valores pessoais);

A organização em si (em termos de marca e ética corporativa).

 

Dados da consultoria Gartner mostram que, se for bem desenvolvido, o EVP gera ganhos muito bons para o negócio, como aumento de 75% na competitividade e de 35% no engajamento.

 

Algumas estratégias de EVP

– Sexta-feira “mais curta”, possibilitando saídas fora do horário de pico.

– Home office

– Folga no dia do aniversário

– Horário flexível

– Licença maternidade/paternidade ampliada

– Academia

– Orientação Financeira

– Orientação Nutricional

– Programas de Qualidade de Vida (existem aplicativos de saúde para empresas, como o Nocta Bem-Estar)

 

Além de benefícios, existem algumas práticas de comunicação e gestão que são aplicadas com objetivo de estreitar o relacionamento com os funcionários, como por exemplo:

 

Por que as empresas devem investir em práticas de bem-estar?

Um ambiente com valores e benefícios bem estruturados e com possibilidades de crescimento levam os colaboradores a se sentirem parte de algo importante. Essa percepção interna é importante para a reputação da marca, ainda mais hoje em que as pessoas compartilham tudo pela internet.

Cuidar do bem-estar do funcionário é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço. Fazer campanhas e promover a saúde física, mental e emocional do colaborador traz benefícios como a diminuição no número de faltas (absenteísmo) e o aumento da retenção dos talentos, além de aumentar o entusiasmo de quem trabalha feliz.

 

Perguntas que se deve fazer para montar EVP

 

– Eu tenho conhecimento sobre o que os funcionários pensam sobre a empresa?

– Como estão meus índices de faltas (absenteísmo) e afastamento por doenças?

– Meus funcionários têm abertura para conversar com os gestores?

– Como está a comunicação com meus colaboradores dentro da empresa?

– Quais benefícios eu ofereço a eles para trabalharem felizes e com qualidade?

– Minha empresa é atraente? Meus funcionários têm oportunidades de crescimento?

– Eu escuto meus colaboradores?

 

O EVP deve refletir na cultura, no clima organizacional, nas relações internas, na prática dos princípios e valores, nos propósitos da empresa. Não se trata de prêmios, ou apenas de benefícios, é um conjunto de práticas personalizadas que refletem a sua empresa, pois nenhuma empresa é igual a outra.

 

Fontes: Redação blog Nocta; Revista Você RH