O termo em inglês “Employee Value Proposition”, em tradução livre “proposta de valor ao colaborador”, significa, na prática, o que uma empresa de fato oferece como diferencial a seus colaboradores. É um conceito de práticas de bem-estar para atrair profissionais e engajar funcionários.
A estratégia pode ser resumida em cinco pilares:
Recompensas (salário, benefícios e reconhecimento);
Oportunidades (carreira e desenvolvimento);
Pessoas (chefes e colegas);
Trabalho (o que se produz e o alinhamento disso aos valores pessoais);
A organização em si (em termos de marca e ética corporativa).
Dados da consultoria Gartner mostram que, se for bem desenvolvido, o EVP gera ganhos muito bons para o negócio, como aumento de 75% na competitividade e de 35% no engajamento.
Algumas estratégias de EVP
– Sexta-feira “mais curta”, possibilitando saídas fora do horário de pico.
– Home office
– Folga no dia do aniversário
– Horário flexível
– Licença maternidade/paternidade ampliada
– Academia
– Orientação Financeira
– Orientação Nutricional
– Programas de Qualidade de Vida (existem aplicativos de saúde para empresas, como o Nocta Bem-Estar)
Além de benefícios, existem algumas práticas de comunicação e gestão que são aplicadas com objetivo de estreitar o relacionamento com os funcionários, como por exemplo:
- Conceito “portas abertas” para passar confiança quando um funcionário precisa conversar.
- Eleger um porta-voz entre a equipe, por setor, para levar ideias de melhoramento à gestão.
- Acolhimento aos novos contratados para integração com todos os processos da empresa.
Por que as empresas devem investir em práticas de bem-estar?
Um ambiente com valores e benefícios bem estruturados e com possibilidades de crescimento levam os colaboradores a se sentirem parte de algo importante. Essa percepção interna é importante para a reputação da marca, ainda mais hoje em que as pessoas compartilham tudo pela internet.
Cuidar do bem-estar do funcionário é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço. Fazer campanhas e promover a saúde física, mental e emocional do colaborador traz benefícios como a diminuição no número de faltas (absenteísmo) e o aumento da retenção dos talentos, além de aumentar o entusiasmo de quem trabalha feliz.
Perguntas que se deve fazer para montar EVP
– Eu tenho conhecimento sobre o que os funcionários pensam sobre a empresa?
– Como estão meus índices de faltas (absenteísmo) e afastamento por doenças?
– Meus funcionários têm abertura para conversar com os gestores?
– Como está a comunicação com meus colaboradores dentro da empresa?
– Quais benefícios eu ofereço a eles para trabalharem felizes e com qualidade?
– Minha empresa é atraente? Meus funcionários têm oportunidades de crescimento?
– Eu escuto meus colaboradores?
O EVP deve refletir na cultura, no clima organizacional, nas relações internas, na prática dos princípios e valores, nos propósitos da empresa. Não se trata de prêmios, ou apenas de benefícios, é um conjunto de práticas personalizadas que refletem a sua empresa, pois nenhuma empresa é igual a outra.
Fontes: Redação blog Nocta; Revista Você RH