fbpx

Existem algumas campanhas de saúde que já estão muito difundidas e há uma grande mobilização, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama. Entretanto, outras temáticas importantes precisam ganhar destaque. Se você é Gestor de Pessoas e de Recursos Humanos e precisa de ideias para aumentar a visibilidade do seu departamento, investir em campanhas de saúde traz um retorno muito positivo.

 

Vale lembrar que toda e qualquer ação voltada à prevenção de doenças é fundamental, principalmente, em empresas com altos índices de absenteísmo. Um exemplo é o caso da Avon, fabricante de cosméticos, que notou um número maior de funcionários faltando no emprego para ir ao pronto-socorro, com recorrência. Foi quando veio a percepção de que era preciso melhorar a qualidade de vida.

 

“Sem uma política interna de promoção da saúde, os afastamentos de funcionários por motivos de saúde tendem a aumentar”, comenta Helton Reis, responsável pela Expansão de Novos Negócios da Nocta. Entre as principais causas de afastamento, estão as doenças mentais (depressão, ansiedade, por exemplo), os problemas cardiovasculares, as dores nas costas, as lesões no joelho e os acidentes de trabalho.

 

Diante dessas constatações, a Nocta mudou a forma de enxergar a gestão de risco e saúde dentro das empresas, com o Nocta Bem-Estar. “A plataforma e o aplicativo surgiram para ajudar as empresas a engajarem seus colaboradores a serem mais saudáveis e felizes de uma forma divertida, além de proporcionar análises e monitoramento de diversos dados de saúde para reduzir os custos com o plano de saúde“, diz Helton. Veja aqui como podemos te ajudar.

 

Agora, vamos às 12 campanhas de saúde fundamentais para fazer em 2020.

É material para fazer uma ação por mês, tranquilamente.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

1- Combate à Hipertensão Arterial

Em abril, no dia 26, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Sabe por que é importante falarmos sobre essa doença? Ela mata uma pessoa a cada 2 minutos, cerca de 300 mil brasileiros anualmente. É a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte. O mais grave: somente 50% sabem que são hipertensos, e apenas metade se trata. Acesse o material para fazer campanha aqui.

2 – Saúde Mental

A saúde mental ganha destaque em setembro, mas você pode usar esta campanha em qualquer período. Preparamos um material com dicas para dormir bem, ter um sono de qualidade. Você sabia que dormir menos de cinco horas por noite aumenta em cinco vezes o risco de ter pressão alta, um dos principais fatores de risco para o infarto? Então, não deixe de fazer esta campanha.

checkup

3 – Principais Exames do Checkup

O checkup nada mais é do que uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos. A principal finalidade desses exames é a prevenção. Existe uma lista básica de exames e alguns outros que são acrescentados de acordo com a idade, sexo e histórico pessoal e familiar. Divulgue na sua empresa.

4 – Alimentação Mais Saudável

Um estudo com 105.159 pessoas, realizado pela Universidade de Paris durante cinco anos, mostrou que as pessoas que comem mais alimentos ultraprocessados tiveram mais problemas cardíacos. Suas dietas foram acompanhadas e avaliadas duas vezes por ano. Neste conteúdo abordamos como você pode fazer trocas simples no dia a dia para ter uma alimentação mais saudável. Afinal, somos o que comemos!

5 – Automedicação

Comprar remédio sem uma orientação médica é bastante perigoso, mas acaba sendo a solução que muitas pessoas encontram para não faltar ao trabalho. A automedicação é uma prática que pode transformar um dia de afastamento para descanso e tratamento em meses de enfermidade. Dependendo do tipo de medicamento, como o antibiótico, o uso sem orientação pode causar um efeito reverso: em vez de combater a doença, o corpo fica resistente àquelas bactérias. Veja aqui como esta dica de saúde é importante.

6 – Combate ao Colesterol

O colesterol é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. Para se ter uma ideia, foram registradas mais de 383 mil mortes por doenças vasculares em 2017. Faça uma campanha de combate ao colesterol com esta dica que preparamos.

saúde bucal

7 – Saúde Bucal

A falta de cuidado com a saúde bucal pode causar algumas doenças como a placa bacteriana, a cárie dentária, o cálculo dentário, as doenças da gengiva e as lesões bucais. Acesse o material gratuito para campanha aqui. O Dia Nacional da Saúde Bucal é lembrado no dia 25 de outubro, mas você pode fazer esta ação em qualquer período.

Por vezes, a má condição de higiene é pela falta de oportunidade. Aqui vai uma dica extra: se você trabalha na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, opte por um plano odontológico. É um benefício barato e causa um grande impacto na motivação dos colaboradores. Podemos te ajudar! Fale com a Nocta.

hepatite

8 – Julho Amarelo

Mês dedicado a campanhas para combater as hepatites. O que torna as hepatites perigosas é o silêncio: muitas vezes não manifestam sintoma algum. As hepatites A, B e C são provocadas por vírus que pertencem a famílias completamente diferentes, mas que têm em comum a característica de agredir células do fígado. Provocam desde lesões pequenas até cirrose, passando por hepatite aguda, hepatite crônica e chegando ao câncer. Saiba mais sobre as formas de transmissão e prevenção. Aproveite e baixe o material para campanha.

outubro rosa

9 – Outubro Rosa

É uma campanha mundial de combate ao câncer de mama. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

Baixe o material para fazer sua campanha interna! Falamos sobre os fatores de risco, sintomas e prevenção neste post aqui.

10 – Diabetes

A maioria dos brasileiros acredita que evitar doces, e apenas esse ingrediente, previne o diabetes. Não precisa de pesquisa para comprovar essa ideia, basta perguntar para qualquer pessoa ao seu redor. Por ser uma doença cercada de mitos, preparamos um conteúdo esclarecedor e ainda uma campanha sobre os sintomas e as formas de prevenção. Você pode baixar o material e divulgar em qualquer período, mas, se preferir, pode aproveitar o “Dia Mundial do Diabetes” que acontece em 14 de novembro.

novembro azul

11 – Novembro Azul

Hoje, podemos dizer que esta campanha é tão difundida quanto o Outubro Rosa. É um movimento que visa quebrar tabus sobre o câncer de próstata. O objetivo é chamar a atenção para esse câncer que é o tipo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Acesse o material da campanha para divulgação e saiba mais sobre os sinais e sintomas dessa doença.

CÂNCER DE PELE

12 – Dezembro Laranja

É o mês da campanha de saúde para prevenção do câncer de pele, o tipo de tumor mais frequente no Brasil e no mundo. O câncer de pele é silencioso, não tem dor, não tem sintoma, mas pode ser descoberto num olhar: 70% dos casos vêm de pintas que já existiam. Escrevemos um post com ilustrações para ajudar a identificar as pintas que podem indicar o câncer. Confira aqui.

Campanha extra: Detox das Redes Sociais

Os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking mundial de navegação na internet. Qual o impacto disso na saúde? O mundo conectado e instantâneo, onde tudo acontece em “tempo real”, está causando um aumento de ansiedade nas pessoas. Além da saúde mental, ficar horas no celular pode causar problemas de postura, visão, sono, ansiedade e inflamação nas mãos e punhos. Confira esta campanha bastante ilustrativa.

Fonte: Redação blog Nocta

Imagens: Freepik