Resultados da pesquisa

Baixe aqui o calendário 2020

Calendário 2020 com os feriados e as principais datas comemorativas. Em PDF para imprimir (em A4) ou visualizar pelo computador. Clique na imagem abaixo para fazer o download.                       Fique atento aos feriados, seja para o planejamento pessoal ou corporativo. O número de feriados prolongados, ou seja, que emendam com o final de semana, é maior em 2020 se comparado a 2019. Quer ver a lista de feriados? https://www.nocta.com.br/blog/2019/11/19/2020-tera-mais-feriados-prolongados-confira-a-lista/

Leia mais »

5 principais pontos do Programa Verde Amarelo

O Programa Verde Amarelo foi lançado em 11 de novembro pelo governo federal tendo como público-alvo pessoas entre 18 e 29 anos para fins de registro do primeiro emprego em Carteira de Trabalho e Previdência Social. Trata-se de uma nova modalidade que poderá ser adotada para qualquer tipo de atividade, inclusive para substituição transitória de pessoa permanente. Segundo a Agência Brasil, o programa foi lançado em caráter de projeto-piloto. Quando começa a valer Por se tratar de uma Medida Provisória (905/19), o programa está em análise no Congresso Nacional, aguardando o recebimento de emendas perante a Comissão Mista. O relatório aprovado na comissão seguirá para votação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Veja aqui como funciona a tramitação de MPs. Confira os 5 principais pontos do Programa Verde Amarelo   1. Isenções – As empresas que aderirem ao Contrato de Trabalho Verde e Amarelo ficam isentas da contribuição previdenciária, do salário-educação e da contribuição social destinada ao Sistema S. 2. FGTS – Também terão redução da alíquota de contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de 8% para 2%, e redução da multa do FGTS em caso demissão sem justa causa, de 40% para 20%, desde que haja acordo entre as partes. 3. Limite de empregados na modalidade – As empresas que aderirem ao programa poderão ter até 20% de seus funcionários nessa modalidade. Os novos contratos poderão ser firmados de 1º de janeiro de 2020 até e 31 de dezembro de 2022. 4. Prazo dos contratos – O prazo dos contratos será de até 24 meses, mesmo que o final do contrato ultrapasse a data de encerramento do programa. Ao final de cada ano, haverá um acordo extrajudicial de quitação de obrigações. 5. Salário – A modalidade de Contrato de Trabalho Verde e Amarelo permitirá a contratação de trabalhadores com salário-base mensal de até um salário-mínimo e meio nacional (R$ 1.497,00). Para viabilizar o programa, o governo federal decidiu cobrar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dos cidadãos que recebem o seguro-desemprego. Outros pontos – A duração da jornada de trabalho poderá ser acrescida de até duas horas extras. A remuneração da hora extra será, no mínimo, 50% superior à da hora normal; – Os contratados na nova modalidade poderão ingressar no Programa Seguro-Desemprego; – A remuneração mensal aos contratados será acrescida de “adiantamentos”, como férias proporcionais (acrescidas do 1/3 constitucional) e 13º proporcionais; – O texto também cria um programa para financiar ações do INSS de reabilitação física e habilitação profissional de pessoas que sofreram acidentes de trabalho. O programa será bancado, entre outras fontes, por acordos judiciais celebrados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Medida Provisória promove ainda uma série de mudanças na CLT O empregado que trabalhar nos setores de comércio e serviços aos domingos e feriados terá direito a pelo menos um repouso semanal remunerado coincidindo com o domingo a cada quatro semanas, e uma vez no período máximo de sete semanas para o setor industrial. Quando a folga não recair em domingo, o pagamento será em dobro. Link para acompanhar a tramitação da MP 905/19. Fonte: Redação blog Nocta; Agência Brasil; Portal Câmara dos Deputados

Leia mais »

2020 terá mais feriados prolongados – confira a lista

Estamos a poucos meses de terminar 2019 e já começamos a olhar para o calendário 2020. Fique atento aos feriados, seja para o planejamento pessoal ou corporativo. O número de feriados prolongados, ou seja, que emendam com o final de semana, é maior em 2020 se comparado a 2019.   Feriado x Ponto Facultativo   Os feriados são decretados por leis, tornando obrigatória a dispensa do serviço no dia. Podem ser nacionais, estaduais e municipais. Já o ponto facultativo não é uma data obrigatória de dispensa de serviço. Fica a cargo do empregador decidir se dará ou não o dia de folga aos seus colaboradores. O que mudou com a reforma trabalhista sobre trabalhar no feriado?   Como era antes da reforma: o funcionário escalado para trabalhar no feriado ou aos domingos deveria receber o valor em dobro. Como ficou agora: a empresa não é obrigada a pagar pelo dia trabalhado com recursos financeiros, uma vez que seu funcionário pode fazer a compensação pelo famoso banco de horas.   Segundo o Jornal Contábil, tanto na esfera pública quanto na privada, a troca de um dia de trabalho por um dia de descanso deve ser firmada por meio de um acordo individual entre empregado e empregador. Uma portaria do governo ampliou de 72 para 78 os setores que podem trabalhar aos domingos e feriados. Veja aqui.   Confira a lista de feriados nacionais e pontos facultativos em 2020 Também incluímos os feriados de São Paulo.   Descrição imagem: 1º de janeiro / quarta-feira Confraternização Universal (feriado nacional)   25 de janeiro / sábado Aniversário da Cidade de São Paulo (feriado municipal)   24 de fevereiro / segunda-feira Carnaval (ponto facultativo)   25 de fevereiro / terça-feira Carnaval (ponto facultativo)   26 de fevereiro / quarta-feira Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)   10 de abril / sexta-feira Paixão de Cristo (feriado nacional) Sexta-feira da Paixão (feriado municipal)   21 de abril / terça-feira Tiradentes (feriado nacional)   1º de maio / sexta-feira Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)   11 de junho / quinta-feira Corpus Christi (ponto facultativo)   9 de julho / qiunta-feira Dia da Revolução Constitucionalista   7 de setembro / segunda-feira Independência do Brasil (feriado nacional)   12 de outubro / segunda-feira Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)   28 de outubro / quarta-feira Dia do Servidor Público (ponto facultativo)   2 de novembro / segunda-feira Finados (feriado nacional)   15 de novembro / domingo Proclamação da República (feriado nacional)   20 de novembro / sexta-feira Dia Nacional da Consciência Negra (feriado municipal)   24 de dezembro / quinta-feira Véspera de natal (ponto facultativo após as 14 horas)   25 de dezembro / sexta-feira Natal (feriado nacional)   31 de dezembro / quinta-feira Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 14 horas)   *A referência sobre os feriados nacionais e pontos facultativos constam na portaria divulgada em 2018. Fonte: Redação blog Nocta Imagem: Freepik

Leia mais »

Programa Verde e Amarelo – o que muda nas relações trabalhistas?

Programa Verde e Amarelo – o que muda nas relações trabalhistas? Matéria do Mundo RH O pacote de medidas trabalhistas prevê, entre outros pontos, que as empresas poderão flexibilizar o trabalho aos sábados e domingos   A Medida Provisória 905/19 foi publicada pelo governo federal na última segunda-feira (11 de novembro de 2019) para instituir o programa Verde e Amarelo. O pacote de medidas pretende estimular o emprego e a renda no país, mas, para isso, altera a legislação trabalhista.   De acordo com o governo, o Verde e Amarelo, que começa a valer em janeiro do ano que vem, deve gerar cerca de 1,8 milhão empregos até 2022. Para isso, estima-se a redução de 30% a 34% dos custos para o empregador. As empresas ainda receberão determinados benefícios como incentivo às contratações formais. Entre os benefícios, está a redução da carga tributária em cima da folha de pagamento.     O pacote de medidas trabalhistas prevê, entre outros pontos, que as empresas poderão flexibilizar o trabalho aos sábados e domingos e terão a desoneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), diminuindo a contribuição de 8% para 2%.   As instituições que aderirem ao Verde e Amarelo também ficam isentas da contribuição previdenciária, do salário-educação e da contribuição social destinada ao Sistema S.   Além disso, uma mudança significativa para as relações de trabalho está no pagamento de salário mensal ao empregado. O empregador deverá realizar o pagamento mensal ao funcionário com o valor combinado do salário, juntamente com o valor proporcional a 1/12 do 13º e das férias, com acréscimo de um terço.   De acordo com a nova regra, as empresas que aderirem ao programa poderão ter até 20% de funcionários contratados no programa Verde e Amarelo.   Conforme o advogado Willer Tomaz, do escritório Willer Tomaz Advogados Associados, o programa afetará o primeiro emprego de jovens de 18 a 29 anos e faz parte da nova política de reduzir os entraves ao crescimento da economia.   “A Medida Provisória 905 está alinhada ao programa ideológico do governo, de buscar reduzir entraves e excessos de regulamentação que inevitavelmente impactam a geração de emprego e, portanto, a economia. A medida autoriza a flexibilização das regras trabalhistas como forma de fomentar o primeiro emprego de trabalhadores na faixa etária de 18 a 29 anos, que nunca tiveram carteira assinada. Quem já manteve contrato de menor aprendiz, de trabalhador avulso, de experiência e de trabalhador intermitente também estão dentro da regra”, ressalta.   Segundo o especialista, todos devem sair ganhando com a redução de custos da mão-de-obra, apesar da possível resistência de determinados setores da sociedade. “Veja que a sociedade muda constantemente, as necessidades também. Naturalmente as relações jurídicas de trabalho devem passar por revisão”, alerta.   O especialista também explica que as mudanças objetivam a redução de custos para a contratação visando o aumento das oportunidades de trabalho, desonerando ainda o empregador de obrigações que no fundo não beneficiavam o empregado, mas tinham viés apenas ideológico ou predominantemente arrecadatório.   “Por exemplo, a medida extingue a multa adicional de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa, sem eliminar a multa de 40% do trabalhador. A despeito da resistência de determinados setores adeptos de uma visão mais protecionista, a medida é interessante para as empresas, para os trabalhadores e todos sairão ganhando, pois viabilizará o primeiro emprego e o trabalhador terá maior chance de efetiva inserção no mercado de trabalho e na economia”, afirma.   Fonte: Mundo RH Imagem: Freepik

Leia mais »

WhatsApp: como grandes empresas podem prevenir seu mau uso

O WhatsApp invadiu de vez o mundo corporativo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos que possuem celular já utilizam aplicativos de mensagens para se comunicar, inclusive no trabalho. Esta semana falamos sobre os pontos que o Recursos Humanos deve se atentar quando o colaborador usa seu celular pessoal e quando ele usa o celular da empresa, principalmente, com a ferramenta. Além da preocupação com a perda de produtividade, uma das principais dificuldades é a questão dos limites de privacidade, o que pode implicar para a empresa o compartilhamento de informações até mesmo sigilosas. Uma matéria da revista Você RH mostra o posisionamento de algumas empresas, como a Tigre, multinacional de construção civil, e uma lista com 4 passos para evitar problemas com o ­WhatsApp. Confira: Na Tigre, multinacional de construção civil, desde setembro não existem mais telefones fixos para os 1.100 funcionários administrativos­. Em troca, todos receberam um celular — do jovem aprendiz ao diretor. “Fizemos isso para reduzir o custo com telefonia, mas também pensando em mobilidade”, diz Patricia Bobbato, gerente de liderança e cultura da empresa. Para evitar complicações trabalhistas, a ­Tigre realizou treinamentos com todos os empregados, gestores ou não, em parceria com o departamento jurídico. “Para os líderes demos orientações relacionadas aos limites. Por exemplo, não mandar mensagem fora do expediente. Para quem é operacional, explicamos que eles têm total liberdade de não responder a demandas fora de seu horário de trabalho. E todos assinaram um termo de compromisso.” Hoje, o WhatsApp é usado pela companhia como meio oficial de informação, com mensagens sendo enviadas concomitantemente ao celular e por e-mail. Desde 2017, a área de comunicação possui uma conta por meio da qual repassa os avisos aos grupos em que estão os trabalhadores. E, se por um lado a adoção dos telefones móveis acabou com a questão dos limites de privacidade, já que o aparelho agora é da Tigre, Patricia admite que, por outro, a corporação ainda está sujeita ao mau uso por parte das pessoas. “No fundo é uma questão de bom senso. Estamos realizando uma mudança de cultura, que começou há quatro anos, no sentido de empoderar os empregados e tratá-los como adultos. E isso inclui responsabilização por suas posturas”, completa a executiva. Ruy Copolla Jr., professor na Faculdade de Direito São Bernardo, lembra que é importante conscientizar os funcionários de que condutas antiéticas não são um problema apenas da empresa e que, muitas vezes, respingam também nos profissionais. “Não é raro registros de conversas, áudios e imagens provocarem demissão por justa causa. Em casos envolvendo racismo, assédio moral e sexual, a Justiça tende a concordar com isso, independentemente dos meios pelos quais foram cometidos”, afirma o advogado. Vale ressaltar que, se a empresa possuir um programa de compliance e receber uma denúncia referente ao mau uso do ­WhatsApp, ela poderá abrir um processo de apuração e requerer, por meio de autorização judicial, o acesso ao aparelho do funcionário — mesmo que a ferramenta esteja instalada no smartphone pessoal. Sem tapar o sol Por essas e outras razões, não é mais recomendável ignorar o WhatsApp. De agora em diante ele precisa fazer parte não só da comunicação corporativa como também dos códigos de conduta, que devem trazer recomendações explícitas para que os trabalhadores entendam com clareza que tipo de conversa é arriscado ter e quais conteúdos é permitido (ou não) compartilhar. Foi isso que fez a Vicunha, empresa têxtil que emprega 7.300 pessoas. Durante a atualização do código de conduta em 2017, a fabricante incluiu uma cláusula sobre o uso de redes sociais e reforçou os cuidados em treinamentos situacionais com os empregados. “Temos muitas fábricas, nas quais uma das principais formas de comunicação é o WhatsApp. Por isso, nós damos recomendações de como divulgar informações da organização no aplicativo e como respeitar os colegas. O uso é incentivado, mas a responsabilidade é do funcionário”, afirma Alexandre Ferreira, diretor de recursos humanos da Vicunha. A companhia pretende ainda fazer um treinamento sobre a disseminação de fake news em 2019. “Acreditamos que seja nosso papel social fazê-los refletir sobre como difundem informações e educá-los sobre o uso dessas ferramentas”, diz o executivo. Veja, a seguir, quatro passos para evitar problemas com o ­WhatsApp em sua empresa.   1. Atualize o código de ética Embora não pareça, ainda é confusa para muitos funcionários a ideia de que podem ser responsabilizados por conversas informais em aplicativos de mensagens, fora do ambiente corporativo. Não à toa, recomenda-se criar um capítulo só sobre redes sociais no código de ética, com cláusulas específicas para cada plataforma, sobretudo as mais críticas, como Facebook e WhatsApp. Especialista no tema, Gisela Freire, advogada do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto, afirma que disseminar a informação é a única maneira eficiente de se anteceder ao problema e evitar futuros litígios para a companhia. “é preciso haver um manual detalhado de regras, prevendo situações tanto em redes sociais quanto em aplicativos de mensagens”, afirma. Dar exemplos concretos do que é inadmissível ser feito — e por quais razões — é importante para que o funcionário não alegue, em caso de penalização, falta de clareza sobre a questão. 2. Use treinamentos para exemplificar Em um hospital paulistano, um time de médicos compartilhava fotos de pacientes para discutir casos. Embora proibido, os profissionais não entendiam que aquilo era um problema e desconheciam tal restrição — tanto que o grupo contava, inclusive, com um gestor. Não basta, portanto, ter um código de conduta que funcione apenas como “letra morta”. É fundamental oferecer capacitações que ilustrem situações e simulem conversas que possam caracterizar desvios éticos. “Essa é uma pauta nova, e o manual por si só não é suficiente. Até porque, muitas vezes, ele fica na gaveta. É preciso promover ações de reforço e comunicação”, diz Jefferson Kiyohara, da Protiviti. 3. Prepare a liderança Outra prática indicada é realizar workshops e treinamentos exclusivos para a chefia. Hoje, devido à facilidade da ferramenta, muitos gestores já preferem usar o WhatsApp a enviar

Leia mais »

Uso do WhatsApp no trabalho: o que pode e o que não pode

Na prática, quais são os pontos que o Recursos Humanos deve se atentar quando o colaborador usa seu celular pessoal e quando ele usa o celular da empresa. Matéria do CanalTech aborda qual deve ser a postura do empregador e do empregado para evitar possíveis conflitos trabalhistas pelo uso do WhatsApp. Confira: Uso do WhatsApp no trabalho: o que pode e o que não pode   Talvez seus avós ou algum conhecido muito antigo ainda se lembre de como o celular já foi usado para chamadas de voz. Essa comunicação esquecida e ultrapassada foi substituída por meios alternativos de troca de mensagens, sendo o WhatsApp o mais famoso. Exageros à parte, já podemos afirmar que muitas das nossas interações sociais dependem do WhatsApp e de outras conveniências trazidas por nossos smartphones. Elas são a principal ferramenta para muitas pessoas se comunicarem com familiares, amigos e também colegas de trabalho. Mas com essa facilidade surge uma nova perspectiva: as relações de trabalho, apesar de serem relações sociais como as demais, também são reguladas e sujeitas a regras objetivas, cujo descumprimento implica em consequências legais e financeiras para empregado e para o empregador. Como tudo acontece muito rápido, a legislação ainda não está adaptada a uma mudança dessa natureza. Então qual deve ser a postura do empregador e do empregado para evitar possíveis conflitos trabalhistas pelo uso de uma ferramenta como essa? 1. Quando o empregado usa seu celular pessoal Quando o empregado usa o WhatsApp em seu celular pessoal para conversas não ligadas à sua atividade profissional, o uso tem caráter privado de troca de informações. Assim, em princípio, o empregador não pode ter ingerência sobre os conteúdos trocados, pois são questões pessoais relacionadas ao direito à livre manifestação de pensamento, no âmbito da relação civil e não de relação de trabalho. Apesar dessa liberdade, o empregado não pode fazer o uso indiscriminado do aplicativo durante o horário de trabalho. O empregador pode, durante a jornada de trabalho, exigir que o empregado tenha sua atenção e sua produtividade totalmente concentradas em seu desempenho, já que, durante o expediente, o empregado é remunerado para estar integralmente à disposição do empregador. Além disso também existem as questões de segurança, principalmente em ambientes industriais ou que demandam foco constante, como motoristas, pilotos e operadores de máquinas. Nesses casos, é evidente que o celular pode causar distração ao empregado e causar acidentes. Assim, os empregadores podem, até mesmo, exigir que os empregados desliguem os celulares durante o expediente. O empregado que não seguir as orientações do empregador pode ser advertido, suspenso e, dependendo da gravidade do fato, dispensado por justa causa. 2. Quando o empregado usa celular da empresa A questão se agrava se o celular for fornecido como ferramenta de trabalho. Além dos pontos comentados acima, o conteúdo e a forma das trocas das mensagens também passam a ser objeto da relação entre o empregado e empregador. O teor da informação ou a utilização indevida pode gerar consequências ao empregado ou ao empregador. O empregador não deve se comunicar como o empregado pelo WhatsApp fora do expediente, sob pena de configuração de horas extras. Além disso, deve-se tomar cuidado para que o empregado não fique à disposição do empregador todo o tempo, não sendo contatado em períodos nos quais deveria estar em descanso, ou tendo sua liberdade de ir e vir limitada, sob pena de se caracterizar o sobreaviso. Os cuidados com as mensagens trocadas pelo WhatsApp equiparam-se nesse caso aos cuidados com o uso do e-mail corporativo fora do horário de trabalho. O empregado, por sua vez, deverá estar atento ao uso do Whatsapp, pois postura inadequada com clientes ou colegas de trabalho também pode ensejar penalidades. O aplicativo também é uma ferramenta de trabalho, sendo destinado essencialmente à troca de mensagens de caráter profissional. Ele deve tomar cuidado redobrado com a divulgação de informações sigilosas da empresa a terceiros. A quebra do dever de confidencialidade pode ensejar medida disciplinar e dispensa motivada. Fonte: CanalTech Imagem: Freepik

Leia mais »

Nocta é destaque na capa da Revista Apólice

A Nocta nasceu há 10 anos como uma corretora de produtos de saúde e odontológicos corporativa. Seu CEO, Fabio Gomes, é oriundo de outras operadoras e a experiência acumulada nestes mais de 20 anos no setor contribuiu para a decisão de que rumo seguir. Atenta às transformações do setor, a Nocta investiu em soluções inovadoras para gestão de risco e saúde, como a plataforma Nocta Bem-Estar. A matéria na Revista Apólice Como uma empresa visionária, a Nocta está colocando no mercado dois lançamentos, um é o Nocta Bem-Estar, tecnologia para gestão de risco e saúde com plataforma web para monitoramento dos beneficiários e  identificação da população de risco junto com um aplicativo para engajar os colaboradores a terem hábitos saudáveis, e o outro é o Nocta App com o foco em agilizar a venda de planos de saúde para corretores de seguros. Leia a matéria completa AQUI Um pouco mais sobre o Nocta Bem-Estar As empresas são as maiores financiadoras do sistema de saúde suplementar. Por isso, pessoas menos saudáveis impactam diretamente nos custos das organizações por meio da sinistralidade (que é a relação custo x receita das operadoras de saúde), que é repassada em reajuste do custo de saúde empresarial. A sinistralidade tem demonstrado um aumento significativo, ano após ano, o que é um dos fatores que justifica o crescimento do custo de saúde acima da inflação. De 2005 a 2017, o custo da assistência médica corporativa cresceu em um ritmo 3 vezes maior que a inflação no período (270% vs 83%). Diante desses fatos, o Nocta Bem-Estar surge para ajudar as empresas a engajarem seus colaboradores a serem mais saudáveis e felizes de uma forma divertida, além de proporcionar análises e monitoramento de diversos dados de saúde para reduzir os custos com o plano de saúde.   Se a imagem não abriu, você pode conferir abaixo o trecho da matéria sobre o Nocta Bem-Estar: Ferramenta para as grandes empresas   Depois de cerca de um ano de trabalho para adequar o desenvolvimento de uma nova ferramenta às necessidades dos clientes, agora a Nocta apresenta o seu aplicativo Nocta Bem-Estar para qualquer pessoa que queira ter maior controle de seus hábitos de saúde e qualidade de vida. Para os funcionários de empresas clientes da Nocta, este aplicativo oferece algumas funcionalidades a mais, que permitem o monitoramento da sua saúde e qualidade de vida. Gomes destaca que, de posse destes dados tabulados, a corretora consegue juntar com as informações da operadora sobre sinistros, o que possibilita a percepção do futuro desta população. Helton Ribeiro, da área comercial, explica que este aplicativo foi desenvolvido para fazer toda a gestão de risco dos clientes corporativos da corretora. “Nós unimos o olhar do passado com a possibilidade de vislumbrar os riscos futuros da carteira de clientes”, avalia. A partir dos resultados tabulados sobre as informações dos usuários, a Nocta pode sugerir atividades, correções, acompanhamento etc, sempre com o objetivo de tornar o risco melhor. “Os clientes que apostarem na Nocta poderão ter resultados mais eficientes, por fazermos um trabalho focado em saúde”. Alguns tipos de empresas terão mais aderência ao Nocta Bem-Estar, como aquelas que investem em capital humano e que fazem questão de manter seus colaboradores motivados. “Eu acredito que um bom monitoramento da carteira possa economizar de 10% a 20% do valor gasto com planos de saúde. Considerando que esta é a segunda maior despesa das folhas de pagamento, o volume da economia é muito considerável”, avalia Ribeiro. Este aplicativo também será um bom argumento de vendas para os corretores de planos de saúde. A redução dos custos estimula o uso consciente da tecnologia disponível no mercado, e vice-versa. A ideia de todo o projeto Nocta Bem-Estar é criar indicadores de saúde e indicadores financeiros que, combinados, mostram um retrato da carteira do cliente. Com este material em mãos, o departamento de Recursos Humanos consegue tomar decisões balizadas pelas informações. Para estimular o uso pelo colaborador é possível criar níveis de recompensa e gamificação. “Podemos estimular uma corrida interna para premiar os colaboradores que, efetivamente, conseguiram demonstrar a melhora de seus hábitos de saúde”, conta Ribeiro. Esta é uma forma de criar uma nova maneira de atender os clientes, com informações em tempo real. Um exemplo: será que todos sabem que a consulta de pronto atendimento custa o dobro de uma consulta eletiva? Será que ele sabe que o exame feito hoje pode ser utilizado em até 90 dias? Nem sempre o usuário sabe e este é um tipo de despesas que acaba pesando no final de contas. Quer saber mais sobre o Nocta Bem-Estar? Peça nossa apresentação: faleconosco@nocta.com.br  

Leia mais »
outubro rosa

Campanha de prevenção do câncer de mama – Outubro Rosa (download)

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama. Seja um RH promotor da saúde em sua empresa. Compartilhe PREVENÇÃO! Clique na imagem para baixar. O câncer de mama tem alguns fatores de risco:   Idade avançada Exposição prolongada aos hormônios femininos Excesso de peso História familiar ou de mutação genética Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2   Entretanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis. Então, como prevenir? Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. Se você tem entre 20 e 40 anos: procure o médico e realize exame das mamas a cada 2 ou 3 anos. Acima de 40: realize o exame anualmente. Homens: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Fique atento aos sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos. Sintomas O primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos. Compartilhe a campanha Outubro Rosa. Fonte: Redação blog Nocta; Dr. Drauzio Varella

Leia mais »
Johnson & Johnson Saúde para a Humanidade

Johnson & Johnson quer cuidar da saúde do mundo

  A Johnson & Johnson publica o seu relatório anual de sustentabilidade ‘Saúde para a Humanidade’ e mostra as ações globais para promover mais saúde para as pessoas, dentro e fora da empresa.   Confira a matéria publicada no portal Mundo RH. Relatório da Johnson & Johnson revela avanços na ‘Saúde para a Humanidade’ Dados, histórias e projetos da empresa mostram progressos em práticas ambientais, sociais e de governança A Johnson & Johnson apresenta seu relatório anual de sustentabilidade ‘Saúde para a Humanidade’, detalhando os avanços alcançados em 2018. O material conta como a empresa utiliza o tamanho e alcance do seu negócio para promover mais saúde para as pessoas, desenvolver e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, estabelecer e manter práticas de negócio íntegras e responsáveis e proteger o meio ambiente. O documento também inclui os progressos para alcançar as metas de 2020 definidas pela própria companhia para melhorar a Saúde da Humanidade e os compromissos assumidos para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Na Johnson & Johnson, sabemos que mudar a trajetória da saúde da humanidade requer dedicação e comprometimento em muitas frentes”, diz Alex Gorsky, presidente e CEO da Johnson & Johnson. “Estamos orgulhosos de compartilhar o relatório 2018 ‘Saúde para a Humanidade’ que detalha o progresso que fizemos na melhoria de nossas práticas ambientais, sociais e de governança — e estamos comprometidos em encontrar ainda mais maneiras de criar uma sociedade mais saudável. Não é apenas parte do nosso modelo de negócio, é um princípio fundamental de nossos valores como empresa”. Destaques: Melhor saúde para todos: Início do primeiro estudo de eficácia em grande escala para uma vacina preventiva de HIV-1 a ser conduzida em cinco países do sul da África, juntamente com parceiros como National Institutes of Health, HIV Vaccine Trials Network, Bill & Melinda Gates Foundation e a South African Medical Research Council, entre muitos outros. Anúncio de uma parceria abrangente com o Ministério da Saúde de Ruanda para fortalecer e ampliar o acesso à saúde mental de qualidade no país. Parceria ampliada com a UNICEF com um compromisso de 10 milhões de dólares para apoiar o trabalho crucial da linha de frente dos trabalhadores da saúde na prestação de cuidados para recém-nascidos, crianças e mães em todo o mundo. Capacitação de 104.479 trabalhadores de saúde, em 67 países, em construção de habilidades essenciais como desenvolvimento de liderança para oferecer melhor qualidade de atendimento. No Brasil, foram capacitados mais de 400 profissionais, em cinco estados, para apoio e cuidado às famílias vítimas do vírus Zika. Nossas pessoas: Capacitação de 77.732 funcionários nos princípios de “energy for performance”, um programa de treinamento desenvolvido pela Johnson & Johnson Human Performance Institute. Ajustes no processo de contratação na Johnson & Johnson para permitir uma maior transparência, melhor eficiência e experiência do candidato por meio de novas plataformas. Políticas globais com o objetivo de ter a força de trabalho mais saudável do mundo.   Práticas de negócios responsáveis: Desenvolvimento Co-liderado do “connect 4 children” (C4c), projeto para criar uma rede Pan-europeia de ensaios clínicos para 2024, para facilitar a realização de ensaios clínicos pediátricos na União Europeia. Avanço no status de “trendsetter” no centro para o índice CPA-Zicklin de responsabilidade política, que é referência nas políticas de divulgação e responsabilização política e práticas para as despesas relacionadas com a eleição de empresas públicas dos EUA. No Brasil, a Janssen já implementou a serialização em todas as linhas de produção de sua planta em São José dos Campos, São Paulo. O trabalho e antecipação à legislação foram reconhecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Janssen está participando de um piloto para colaborar com a construção do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que possibilitará a rastreabilidade de medicamentos no Brasil. Saúde ambiental: Um dos objetivos de ‘Saúde para a Humanidade’ 2020, é reduzir as emissões absolutas de carbono em 20%. Desde 2010 a redução já foi de 26%. A Johnson & Johnson Consumer Inc. tornou-se signatária do compromisso global da New Plastics Economy, e se comprometeu a usar materiais mais reciclados nas embalagens, reduzir a dependência de embalagens de uso único e garantir que 100% das embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.   Depoimentos de executivos da companhia: “Todos os dias o mundo enfrenta doenças novas, mais complexas e generalizadas que dificultam que as pessoas vivam com plena saúde. É por isso que não procuramos apenas tratar doenças, estamos mudando a maneira de antever, prevenir e interceptar as doenças em comunidades ao redor do mundo “, disse Jaak Peeters, Global Head, Global Public Health da Johnson & Johnson. “Com novas abordagens estamos trabalhando incansavelmente para criar um mundo sem doenças e redefinir a saúde para as gerações futuras.” “Enquanto a saúde avança globalmente, ainda há pessoas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, que continuam a não ter acesso aos cuidados essenciais”, disse Lauren Moore, Vice President of Global Community Impact da Johnson & Johnson. “Com nossas parcerias estratégicas, que capacitam os que estão na linha de frente, nos comprometemos a chegar até as comunidades mais vulneráveis do mundo, permitindo que os cuidados de saúde estejam às mãos daqueles que mais precisam deles.” “Na Johnson & Johnson acreditamos que toda pessoa tem o direito a uma vida saudável e nós nos responsabilizamos perante às pessoas que confiam suas vidas a nós”, disse Peter Fasolo, Ph.D., Chief Human Resources Officer da Johnson & Johnson. “Somos 140.000 funcionários em mais de 60 países e nos esforçamos para criar a força de trabalho mais saudável do mundo e garantir que a próxima geração seja mais saudável do que a última.” Sobre o relatório ‘Saúde para a humanidade’ O relatório ‘Saúde para a Humanidade’ fornece uma atualização anual sobre o desempenho e o progresso nas áreas ambiental, social e de governança, que são relevantes para o nosso negócio. O relatório detalha como estamos cumprindo nossos compromissos em quatro áreas-chave: melhor saúde para todos, investindo em nossas pessoas, práticas comerciais responsáveis

Leia mais »

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – 12 de Junho

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de pequenos brasileiros que são impedidos de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões próprias a sua idade. #BrasilSemTrabalhoInfantil De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, desde meados da década de 1990 o Brasil vem desenvolvendo estratégias para a reversão deste triste quadro com resultados positivos, todavia ainda há muito o que se fazer até que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes seja erradicada. Atualmente, 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham. Muitos trabalham fora e ainda fazem trabalhos domésticos. O trabalho infantil traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e ao futuro dessas crianças e adolescentes. Com o objetivo de mobilizar governos e sociedade em todo o mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Tornou-se uma data para reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação, livres da exploração infantil e de outras violações. Neste dia são realizados eventos e campanhas de sensibilização sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil por todo o mundo. No Brasil, em 2007, a data passou a ser também o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Aqui, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) coordena as campanhas e mobilizações, em parceria com Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros. “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar” é o tema da campanha. Mais sobre a campanha no site FNPETI.org Programação de eventos nos estados para o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil ACRE 9/6 19h – Ato solene alusivo ao Dia Mundial no Combate ao Trabalho Infantil no Acre Local: Catedral Nossa Senhora de Nazaré, Rio Branco. 12/6 8h30 – Solenidade Oficial para o Dia Mundial no Combate ao Trabalho Infantil Local: Avenida Brasil sede da OCA, Rio Branco. Contato: Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente E-mails: fepeti.ac@gmail.com / maria.souza@mte.gov.br / m5bella@hotmail.com Maria Andrade de Souza – Coordenadora ALAGOAS 10/6 9h – Reunião do Comitê Alagoano da Campanha pelo direito a educação 10 a 13/6 Panfletagem nas Escolas das Redes Estadual e Municipais Local: sede das escolas contato: Prazeres Batista (82) 99810.1735 12/6 9h – Lançamento da Campanha do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil na CBTU/Plotagem do VLT Local: Estação Ferroviária de Maceió Contato: Lidiane (82) 99142.0041 9h – Ação Coletiva no Terminal Rodoviário de Maceió e no Cruzamento da Rodoviária de Maceió Local: Terminal Rodoviário de Maceió Contato: Socorro (82) 99926.3819 9h – Ação Coletiva no Cruzamento do Palato no Farol Local: Cruzamento do Palato no Farol Maceió Contato: Tenente-Coronel Jorge Francelino Tenório (82) 98833.4156 9h – Ação Coletiva no Cruzamento do Macro Local: Cruzamento do Macro Maceió Contato: Coronela Valdenise (82) 99973.9356 9h – Ação Coletiva no Terminal Rodoviário do Benedito Bentes Local: Terminal Rodoviário do Benedito Bentes Contato: Conselheira Tutelar Maria José (82) 98752.6287 9h – Ação Coletiva no Mercado do Tabuleiro Local: Feira do Tabuleiro Contato: Arildo Alves: (82)99926.4979 9h – Ação Coletiva no Mercado da Produção Local: Mercado de Maceió Contato: Paulo Paraizo: (82)99321.2435 9h – Ação Coletiva no Mercado do Jacintinho Local: Feira do Jacintinho Contato: Lissa Sarmento: (82) 98124.1487 9h – Ação Coletiva no Mercado de Bebedouro Local: Feira de Bebedouro Contato: Suzana: (82) 98836.4986 9h – Ação Coletiva no entorno do Walmart e Extra Local: Fernandes Lima Contato: Djane: (82) 99965.8010 9h – Panfletagem no semáforo entre as Ruas Pedro Monteiro e Rua do Imperador Ação de enfrentamento ao trabalho infantil nos municípios de Alagoas Local: Ruas Pedro Monteiro e Rua do Imperador- Centro da Cidade Contato: Ana (82) 99402.9821 Ações alusivas ao 12 de junho na Escola Guilhermino de Oliveira Local: Gruta de Lourdes Contato: Jaci: (82) 99306.0072 13/6 8h – Audiência Pública Estadual, com o tema: O estímulo à aprendizagem como instrumento no enfrentamento ao trabalho infantil. Local: Assembleia Legislativa de Alagoas- Centro da Cidade Contato: Juiz do Trabalho Alonso Filho (82) 98873.0272 17/6 08h às 13h – Café com Prioridade A Aprendizagem Profissional como Instrumento de Resgate da Adolescência Local: Auditório da OAB/Jacarecica Contato: Camilla (82) 99910.2707 18/6 V Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do PETI Local: Maceió Mar Hotel Contato: Marluce Pereira (82) 98839.3973 19/6 Ação no Benedito Bentes 1,2 e 3 e Antares – Peti Volante Local: Benedito Bentes e Antares Contato: Lidiane (82) 99142.0041 e Henrique Leite (82) 99824.9919 Junho Operação da PRF/AL nos pontos vulneráveis à exploração sexual e ao trabalho infantil Locais: Rodovias de Alagoas Contato: Ascom PRF Operativo de apuração de denúncias em empresas/organizações formalizadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas Contato: Auditora Fiscal do Trabalho Dulciane (82) 99982.1871 Ações de enfrentamento ao trabalho infantil nos 102 municípios de Alagoas (AEPETI) Responsável: Seades Locais: Nos 102 municípios de Alagoas Contato: Fabíola (82) 98145.2016 Ações de enfrentamento ao trabalho infantil, Exploração Sexual e Bullying nas escolas Responsável: OAB/Regional União dos Palmares/Maceió- Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente Locais: Escolas de União dos Palmares e Maceió Contato: Edvanise (82) 99137.5195 Contato: Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador – FETIPAT Tel.: (82) 99677.5878 – E-mail: fetipat.al@gmail.com Assessoria de Comunicação Fabíola 98145.2016 / E-mail: ascomseadesal@gmail.com AMAZONAS 5 e 6/6 8h às 17h – Encontro Estadual (temas: piores formas de trabalho infantil, aprendizagem, protagonismo juvenil, ações estratégicas). Local: Centro de Convivência da Aparecida, Manaus. 7/6 8h às 12h – Audiência Pública – Estratégias para a erradicação do trabalho infantil no Amazonas Local: ADCAM, Manaus 12/6 7h30 às 10h30 – Ato Público contra o trabalho infantil Local: Parque Cidade da Criança, Manaus Maio e junho Oficinas temáticas (Associação do trabalho infantil ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes) em escolas públicas municipais e estaduais. Ações de abordagem em ruas e semáforos Local: Pontos de concentração de crianças e adolescentes nas ruas

Leia mais »