fbpx

O movimento Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para o câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

 

Como forma de incentivar as empresas a promoverem ações de bem-estar e prevenção, a Nocta traz informações sobre saúde e oferece gratuitamente material para campanhas. Você pode acompanhar o blog Nocta também nas redes sociais, assim, fica sempre atualizado. Curta a nossa página no Facebook.

 

Novembro Azul

 

O que você precisa saber sobre o câncer de próstata

 

O que é: o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Outro fator de risco é o histórico de câncer na família, caso a doença tenha acometido o pai, avô ou irmão. Além disso, há também que se considerar os hábitos e a questão da obesidade.

novembro azul

Clique na imagem e faça o download.

Como prevenir o câncer de próstata?

Já dizem que “você é o que você come” e assim vale para a prevenção de qualquer câncer, o cuidado com a alimentação. Colocar na rotina uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e diminuir a gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças.

Mexa-se: em apenas 30 minutos diários de atividade física você já previne doenças, aumenta seu condicionamento físico e turbina o cérebro.

 

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

 

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

 

Homens sem sinais ou sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

 

Diferente das campanhas voltadas à saúde da mulher, fazer exames como modo preventivo para rastrear o câncer de próstata divide a opinião dos médicos.

O artigo “Entenda por que nem sempre o rastreamento do câncer de próstata é indicado” publicado no site Dr. Drauzio Varella ressalta que o rastreamento desse tipo de câncer pode não ser indicado para todos os indivíduos. Antes, é preciso considerar idade, raça, histórico familiar, entre outros fatores.

“Normalmente, o risco de mutação nas células prostáticas aumenta após os 50 anos. Para negros ou quem tem histórico familiar (pais, avós ou tios com a doença), o cuidado deve começar antes, aos 45 anos” – diz um trecho do artigo.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada.

 

RESPOSTA DO QUIZ

Qual das frases abaixo está INCORRETA?

  1. O risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta com o avançar da idade: a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

 

  1. Diferente das campanhas voltadas à saúde da mulher, fazer exames como modo preventivo para rastrear o câncer de próstata divide a opinião dos médicos.

 

  1. O câncer de próstata é raro e quase não atinge os homens. Inclusive, quem tem histórico na família (pais, avôs ou tios) não precisa se preocupar.

Resposta: 3

Fontes: Redação blog Nocta; Ministério da Saúde; Dr. Drauzio Varella

Imagem: Freepik