fbpx

As atividades físicas favorecem muito a vida de quem pratica, auxiliando também no alívio do estresse causado, muitas vezes, pelas cobranças de produtividades e alcance de metas.

 

Muitas pesquisas indicam que os exercícios físicos previnem doenças, ajudam a aumentar o condicionamento físico e a turbinar o cérebro, especialmente para melhorar a memória.

Dessa forma, é recomendável que tiramos no mínimo 30 minutos de nosso dia dedicados às atividades físicas moderadas. Entre eles o mais usado atualmente pelas pessoas é a caminhada, que apresenta-se de forma acessível a qualquer pessoas que optar pela atividade.

Os benefícios da caminhada envolvem melhora na circulação sanguínea, previne doenças cardíacas, evita o cansaço e ajuda no controle da ansiedade, pois garante mais concentração e motivação para atividades diárias.

Sendo assim, separar uns minutos do seu dia para algum tipo de atividade que envolva movimentação do corpo, auxilia na oxigenação do cérebro e combate os esforços e decisões precipitadas causados pelas preocupações antecipadas.

 

O aumento da proatividade através dos exercícios físicos

Os exercícios físicos favorecem muito a vida de quem pratica, auxiliando também no alívio do estresse causado, muitas vezes, pela cobranças de produtividades e alcance de metas.

À vista disso, os exercícios que envolvem concentração também servem para estimular as atividades cognitivas do cérebro, isso ocorre através da região que ocorre as sinapses que são ligações interligadas através de neurotransmissores.

13 esportes radicais que ajudam a desenvolver competências para sua carreira

Esse tipo de ligação funciona como uma mensagem que libera substâncias que trazem benefícios para você trabalhar melhor. Uma dessas substâncias que agregam é a testosterona, que é o hormônio da confiança que é necessária para tomar decisões e funções que envolvem produtividade.

Outra substância liberada através das atividades físicas é a serotonina, o hormônio da felicidade. Sendo esta capaz de ajudar a melhorar a autoestima, motivando o colaborador a buscar atingir suas metas e conseguir uma satisfação consigo mesmo.

Cuidados antes de praticar atividades físicas mais intensas

No entanto, antes de qualquer prática de atividades físicas alguns cuidados devem ser tomados para não ocorrer acidentes e prejudicar a sua saúde.

Entre esses cuidados são principalmente o alongamento e manter a postura, ir ao médico regularmente, escolher roupas e sapatos confortáveis e sempre pedir orientação de um profissional da área de educação física.

Além disso, o tempo e o preparo para realizar a atividade deve ser planejado, assim como, o local escolhido deve ser confortável e acessível.

Atividades físicas acessíveis para fazer no intervalo do trabalho

Para finalizar, é interessante conhecer alguns exercícios que você pode fazer no intervalo do seu trabalho, com a ajuda de itens comuns que você pode carregar na bolsa.

Invista no bem-estar de seus funcionários com estratégias de Employee Value Proposition.

Pular corda: ajuda a se concentrar e a fortalecer os músculos. Para esse exercício separe uns 15 minutos e invista em um tênis, por exemplo, o mizuno prophecy 8 resistente à impactos.
Agachamento e abdominal: São ideais para locais pequenos como escritórios e não exigem nenhum equipamento específico para realizar. A sugestão é fazer três séries de 20 repetições com duração de dois minutos cada.
Subir e descer lances de escada: Essa é bem comum e fácil de realizar, por isso, certifique-se de um monitoramento do tempo e de sua respiração.

As vantagens da prática de atividades físicas não envolvem somente os benefícios para a o colaborador, mas sim, garante resultados para a empresa como redução de faltas e afastamentos por doenças, evitando a baixa produtividade e rendimento do próprio profissional e equipe.

Fonte: Mundo RH