fbpx

cartão de saúde pré-pago cartão de desconto

 

O que você precisa saber sobre cartão de saúde pré-pago e cartão de desconto.

 

Aproximadamente, 70% dos brasileiros não têm plano de saúde. De olho nesse mercado, vêm surgindo, cada vez mais, ofertas de serviços médicos por valores mais atrativos. Você já deve ter ouvido falar nos cartões de saúde pré-pagos e cartões de desconto.

 

Essas empresas estão se popularizando, pois miram no consumidor que não tem condições de pagar por um plano de saúde, mas que deseja uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O que você não sabe é que esses serviços não são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso significa que as operadoras têm a liberdade de impor suas próprias regras, como, por exemplo, aumentar ou cancelar o seu contrato, sem a sua permissão.

 

Entenda a diferença entre cada tipo de cartão e avalie se as suas necessidades serão realmente atendidas quando mais precisar.

 

O que é cartão de desconto?

Neste serviço, você paga um valor (“taxa de adesão” ou “mensalidade” ou “anuidade”, entre outros) para a empresa que o vendeu e recebe um cartão de identificação para pagar, com desconto, consultas ou outros serviços médicos. A forma de pagamento é negociada entre você e o estabelecimento responsável pelo serviço médico (dinheiro, cheque, cartão etc.).

 

O que é cartão pré-pago?

Neste serviço, você paga uma quantia (“taxa de adesão” ou “anuidade” ou “mensalidade”) para ter acesso ao serviço, e, além disso, precisa carregar o cartão com um valor livre ou mesmo determinado pela empresa que o vendeu. Com os valores depositados no cartão, você pode pagar consultas ou outros serviços médicos com desconto em estabelecimentos indicados pela empresa.

 

Por que devo ter atenção ao adquirir um cartão de desconto ou um cartão pré-pago?

Porque o cartão de desconto e o cartão pré-pago não garantem o acesso ilimitado aos serviços garantidos pelo plano de saúde. Dependendo do valor que você carregar no cartão poderá até realizar alguns procedimentos. Mas, quando precisar de um serviço médico de alto custo, provavelmente, o valor não será suficiente para permitir o seu atendimento, e aí a empresa que vende o cartão não tem nenhuma responsabilidade. Logo, caberá a você assumir este custo de forma integral, como por exemplo, na hora de fazer um exame, quando precisar de um atendimento de emergência ou qualquer outro serviço médico.

 

Fique atento a coberturas e limitações, prazo de utilização dos créditos (se houver), se exames, procedimentos e materiais diversos são cobertos pelas mensalidades ou não.

 

Plano de saúde

 

Como você viu, tanto o cartão de desconto como o pré-pago dão acesso a descontos, porém os atendimentos de saúde são básicos e, talvez, não atendam integralmente às suas necessidades médicas, já que terá acesso limitado em relação aos benefícios oferecidos pelos planos de saúde.

 

Outro ponto: dependendo do caso, você pode ter que pagar o valor integral do procedimento. Por exemplo, uma cirurgia complexa de alto custo.

 

Dúvidas sobre como contratar um plano de saúde para os funcionários? Leia este post AQUI. 

 

Fonte: Redação blog Nocta; Agência Nacional de Saúde (ANS)