fbpx

Especialista explica que exercícios físicos são recomendados para a prevenção de diversos tipos de câncer.

Uma a cada seis pessoas morrem acometidas por câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença está ligada a diversos fatores, entre eles, os hábitos de vida – como a alimentação, o ambiente e a condição física.

Infelizmente não é possível evitar o surgimento do câncer, mas, em alguns casos, é possível tomar medidas redutoras de risco. Há um consenso de que ter um estilo de vida mais saudável é fundamental para isso.

Antes de falar sobre a relação do câncer com o sedentarismo, vamos explicar o papel do histórico familiar como um dos fatores da doença.

Câncer é hereditário?

O câncer é uma doença que gera muitas dúvidas, uma delas é sobre a relação com o histórico familiar. Afinal, câncer é uma doença hereditária?

Segundo o Hospital A.C.Camargo Câncer Center, a ocorrência de vários casos de câncer em uma única família pode estar relacionada a alterações (mutações) que aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Mas nem todo tipo de câncer é hereditário. Em determinadas síndromes de câncer – como o de mama, ovário, cólon, próstata e pele (melanoma), as alterações genéticas são passadas através das gerações: cerca de 5 a 10% dos tumores são de origem hereditária.

Algumas doenças genéticas:

Síndrome de Li-Fraumeni
Síndrome de Câncer de Mama e Ovário Hereditário
Síndrome de Linch (câncer colorretal hereditário não polipose)
Polipose Adenomatosa Familiar
Melanoma Familial
Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 2
Doença de Von Hippel-Lindau
Síndrome de Cowden
Síndrome de Peutz-Jeghers

Como o estilo de vida pode ajudar na prevenção do câncer

Evitar o sedentarismo, com prática esportiva associada a outros hábitos saudáveis, é fundamental na prevenção e diminuição das chances de se desenvolver diversos tipos de câncer.

Para a professora da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Patrícia Chakur Brum, são indicados entre 150 a 300 minutos de atividades por semana, alternando exercícios que combinem atividades de deslocamento e atividades de resistência.

“As atividades físicas têm se mostrado muito eficientes. Então, é importante que elas sejam incorporadas como um hábito na rotina das pessoas”, disse a professora em entrevista ao Jornal USP.

Ela também salienta que a combinação a demais fatores, como diminuição do tabagismo e do consumo de álcool, alimentação equilibrada, redução do estresse e da ansiedade são fortes aliados às práticas esportivas na prevenção do câncer.

9 dicas que podem ajudar a prevenir o câncer

Confira abaixo uma seleção de dicas do Hospital A.C.Camargo Câncer Center que podem ajudar a evitar a doença!

1 – Elimine o cigarro da sua vida

O tabagismo é diretamente responsável por 80% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de tumores, como boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, entre outros. O tabaco está ligado a cerca de 50 outros diferentes tipos de doenças.

2 – Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas aumentam a probabilidade de desenvolvimento de tumores. E não só para os bebedores pesados (mulheres e homens que consomem mais de 7 ou 14 doses de álcool por semana, respectivamente): qualquer quantidade ingerida pode contribuir para o aumento do risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, fígado, intestino e mama.

3 – Mantenha o peso corporal adequado

Existem alguns tumores que apresentam um risco relativo maior de surgirem em pacientes obesos quando comparados com pacientes com índice de massa corporal (IMC) normal. Os principais são os tumores de mama nas mulheres e os colorretais nos homens, mas também temos tumores de endométrio, vesícula biliar, rim, fígado, esôfago, ovário, pâncreas e próstata.

4 – Pratique atividade física

O nível recomendado é de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de intensidade vigorosa. Segundo estudo do IKCC (Coalizão Internacional do Câncer de Rim, em tradução livre), a atividade física moderada pode reduzir o risco de contrair câncer de rim em até 22% e pode diminuir o avanço da doença em 15%.

5 – Adote uma alimentação balanceada

No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. As carnes processadas, por exemplo, categoria que inclui alimentos como bacon, salame e salsicha, também estão associadas a um risco mais elevado para o câncer, especialmente tumores de cólon e de estômago. Neste caso, a palavra-chave é moderação. De maneira geral, deve-se evitar o consumo de carne vermelha ou processada mais de duas a três vezes por semana.

6 – Proteja-se contra os raios solares

Evite o sol das 10h às 16h e use sempre filtro solar, mesmo em dias nublados. Chapéu e óculos escuros também são ótimos para proteger a área delicada em torno dos olhos.

7 – Sexo seguro

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas e infectar pele ou mucosas, causando câncer na boca, faringe, vulva, vagina, colo do útero, pênis e canal anal. Por isso, é importante utilizar preservativo, inclusive durante a prática de sexo oral.

8 – Vacinas salvam vidas!

Vacine-se contra o vírus da hepatite, responsável por tumores no fígado, e contra o HPV, que causa câncer de colo uterino, nos genitais masculino e feminino, ânus, boca e faringe.

9 – Faça seus exames de rotina

Ao detectar um tumor precocemente, as chances de cura aumentam muito. Por isso, é importante fazer os exames que podem ser indicados pelo médico, de acordo com a análise do histórico familiar e as queixas de cada paciente.