fbpx

Baixe gratuitamente a arte “8 mudanças simples para um 2019 mais sustentável” para colocar no mural da sua empresa e/ou enviar por e-mail aos seus colaboradores.

 

Muitas vezes, no corre-corre da rotina do gestor de pessoas e departamento de Recursos Humanos – e agora então com o eSocial mudando muitos procedimentos – as ações mais voltadas ao bem-estar dos colaboradores acabam ficando no fim da fila.

 

Incentivar boas ações e propagar mensagens positivas são importantes para manter um bom ambiente de trabalho. Para ajudar nessa missão, selecionamos uma lista para começar 2019 tornando a vida de seus colaboradores mais sustentável e, de brinde, uma arte para você baixar gratuitamente para propagar essa mensagem na sua empresa.

 

Mudanças simples para um 2019 mais sustentável

 

recilar

 

1. Adote o copo, a xícara e a garrafinha d’água

Copo descartável faz mal para a saúde e causa também um problemão ambiental. Felizmente, a solução para isso é simples: adote um copo e ande com ele sempre na bolsa, mochila ou ecobag.

 

2. Compre menos (ou compre de segunda mão)

Sempre que estiver prestes a comprar alguma coisa, questione-se: eu preciso disto? Na dúvida, não compre. Uma boa alternativa mais sustentável e que está crescendo bastante é o mercado do desapego. Se você realmente precisa de algo, que tal procurar com outra pessoa está desapegando? Uma dica é o site Enjoey.

 

3. Aprenda a separar o lixo

Lave plásticos, vidros e latinhas para não comprometer a saúde de quem trabalha com reciclagem (e aumentar a possibilidade de que o item seja reciclado), separe o papel para ele não sujar/molhar e não misture os orgânicos no mesmo saco de lixo. Vidros também devem ser colocados para recolha separadamente, visto que podem machucar os catadores.

 

Se sua cidade não tem coleta seletiva, você pode usar o aplicativo Cataki para chamar um catador. Lembre-se de que pilhas, baterias, óleo e remédios e cosméticos vencidos devem ser descartados em lugares específicos, ok?

 

4. Use sacolas reutilizáveis

A dica é deixar a sacola reutilizável na bolsa ou no carro para não esquecer quando for às compras.

 

5. Não desperdice alimentos

Muita coisa que vai para o lixo poderia se transformar em mais comida na nossa mesa. Cascas de legumes e verduras, após higienizadas, dão um bom caldo de legumes que pode ser congelado e utilizado em diversas receitas; bananas muito maduras podem virar sorvete (é só congelar e depois bater no processador); e praticamente qualquer fruta pode virar uma geleia deliciosa.

 

6. Compre na feira

Comprar na feira faz com que o dinheiro vá diretamente para o produtor. Ele ganha mais com isso, visto que as grandes redes de supermercados costumam negociar valores abaixo do mercado com os produtores, que se veem obrigados a vender suas safras (ou deixá-las apodrecer).

 

7. Conserte

Quebrou? Tente consertar antes de jogar fora. Muita coisa pode ser arrumada em casa – alô tutoriais do Youtube – e outras precisam ser levadas para um especialista.

 

8. Venda ou doe

Quando não quiser mais, não jogue fora. Muita coisa que parece não ter utilidade pode ser vendida ou doada para alguém que precisa.

sustentabilidade no trabalho

Fontes: Redação Nocta; Hypeness

Imagem em destaque: freepik