fbpx

Se você trabalha com Gestão de Pessoas e precisa de ideias para aumentar a visibilidade do seu departamento, temos aqui uma dica muito importante que vai não só valorizar o RH, mas a empresa toda.

 

Você já ouviu falar em Programas de Qualidade de Vida, conhecido também pela sigla PQV, ou Programas de Promoção da Saúde? São ações que visam cuidar da saúde dos funcionários, afinal, a doença traz uma série de implicações e afeta a produtividade, além de aumentar o custo do plano de saúde para a empresa.

 

Como aumentar a visibilidade do RH

Investir em Campanhas de Saúde traz um retorno de imagem muito positivo para o Recursos Humanos. Promover ações para prevenção de doenças pode até fazer parte de responsabilidade social na sua empresa.

Fizemos já alguns artigos com dicas de como fazer campanhas de saúde (aqui) e disponibilizamos com frequência peças gratuitas para download. Montamos um calendário para você, logo abaixo.

Se você acredita em um RH humanizado, preocupado com o bem-estar de cada colaborador, e não trata o seu departamento como um simples canal normativo, faça campanhas de prevenção de doenças.

 

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Quer começar a fazer algo hoje, 08 de agosto? Então, aproveite e comece a falar de um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo. Faça uma Campanha de Combate ao Colesterol.

 

Motivos para falar desse assunto

  1. Existem dois tipos de colesterol no sangue: o bom (HDL) e o ruim (LDL). Quando o ruim está alterado, em excesso, é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Se não for tratado, pode causar infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
  2. Para se ter uma ideia, foram registradas mais de 383 mil mortes por doenças vasculares em 2017. No site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) existe um contador, “Cardiômetro“, em tempo real atualizando esse número para 2019.

 

Doenças cardiovasculares matam mais que câncer

As doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar como principal causa de morte no mundo, a frente do câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Confira algumas doenças cardíacas comuns:

Angina instável e estável, Arritmia cardíaca, Artrose, Aterosclerose (doença cardíaca coronária), Arterioesclerose, Cardiomiopatia, Cardiopatia congênita, Doença arterial periférica, Endocardite, Estenose mitral, Estenose pulmonar, Fibrilação atrial, Hipertensão, Hipotensão, Infarto, Insuficiência cardíaca, Pericardite, Prolapso da válvula mitral, Sopro no coração, Taquicardia Ventricular e Tumor cardíaco.

 

O que uma pessoa com colesterol alto sente?

Não tem sintomas que indicam o colesterol alterado. Entretanto, à medida que o processo progride, que o excesso de colesterol se deposita na parede das artérias, é que começam a aparecer alguns dos sintomas: dor, principalmente durante os esforços (conhecemos como angina).

 

Mitos

O excesso de peso não significa ter colesterol alto. Pessoas magras também têm colesterol alto. O fator genético tem maior influência, então, se você tem um parente de primeiro grau (pai, mãe, irmãos) com colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.

Não é bem assim. O estilo de vida é um fator de risco sim. Para reduzir o risco de infarto e AVC, é importante evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar.

 

Vamos falar mais de ações para o RH

Agora que demos uma sugestão de Campanha para você começar hoje, que tal um calendário para as próximas semanas? Tudo com conteúdo pronto para download.

 

#1 Semana – Campanha Contra o Colesterol

Já te convencemos que o tema é grave e o alerta merece ser compartilhado com os seus funcionários.

colesterol alto

#2 Semana – Sarampo

Se a sua cidade está com surto da doença, não deixe de fazer essa campanha.

#3 Semana – Tomar remédio por conta própria pode deixar você doente

Comprar remédio sem uma orientação médica é bastante perigoso.

automedicar

#4 Semana – Você já fez o seu checkup este ano?

Principais exames para prevenção de doenças.

checkup

Como acompanhar a saúde dos colaboradores

Se você busca por empresas que trabalham com Programas de Qualidade de Vida (PQV), existem consultorias especializadas em gestão de risco que traçam ações de prevenção de acordo com indicadores de saúde da empresa (dados do plano de saúde, saúde dos funcionários, uso de medicamentos, exames, aplicativos de saúde, entre outros).

 

Hoje já existem aplicativos que ajudam as pessoas a adquirirem hábitos mais saudáveis. Uma novidade para quem trabalha com Gestão de Pessoas é o aplicativo de saúde específico para os colaboradores, o Nocta Bem-Estar, com monitoramento da saúde, desafios gamificados e ações preventivas, integrado a uma plataforma onde o gestor acompanha tudo – junto a outros indicadores de saúde.

 

Fontes: Redação blog Nocta; G1Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Imagens: Freepik