fbpx

27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e, para falar sobre esse tema tão importante, fizemos um levantamento das principais dúvidas e afirmações, falsas ou verdadeiras.

 

Também ressaltamos a importância de se manter informado sobre a prevenção por meio das entidades, dos institutos e sites, como a Fundação do Câncer, o INCA e o Dr. Drauzio Varella. Estas são as fontes do conteúdo que preparamos para você neste post.

 

Se você trabalha na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, acesse diversos materiais gratuitos para campanhas de saúde aqui no blog Nocta.

Câncer de próstata: Campanha Novembro Azul.

Câncer de mama: Campanha Outubro Rosa.

Doenças causadas pelo tabagismo.

Checkup: prevenção sem excesso de exames

 

câncer

7 mitos ou verdades sobre o câncer

 

1. Se alguém da família teve câncer, eu também vou ter.

Mito. O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Sendo assim, o fator genético corresponde de 10 a 20% como causa do câncer.

 

2. A doença aparece com mais frequência em idosos.

Verdade. O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nessa fase da vida.

 

3. A alimentação saudável protege contra o câncer.

Verdade. Deve-se consumir mais frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e comer menos alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo, congelados industrializados e bebidas adoçadas. A prevenção começa pela alimentação.

 

4. Não existe vacina contra o câncer.

Mito. Há duas vacinas que atuam na prevenção de dois tipos de câncer. A vacina contra o HPV previne a mulher do câncer do colo do útero. Já a vacina contra a hepatite B previne homens e mulheres do câncer de fígado, pois esse tipo está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B.

 

5. O câncer de pele é o mais frequente.

Verdade. O câncer de pele não melanoma é o mais incidente tanto em homens quanto em mulheres. Para o Brasil, estimam-se 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma entre homens e 80.410 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019, segundo o INCA.

 

6. Presunto, salsicha, bacon e outras carnes processadas podem aumentar a chance de desenvolver a doença.

Verdade. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago. Evite o consumo, sempre que puder.

 

7. O câncer não aparece em qualquer parte do corpo.

Mito. O câncer pode surgir, sim, em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros; e cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos.

Consulte aqui informações sobre cada tipo de câncer.

 

Download Campanha da Fundação do Câncer

 

A leucemia, câncer dos leucócitos (os glóbulos brancos; células de defesa do organismo), é a mais frequente na infância. Depois dela, vêm os linfomas (tumores dos gânglios linfáticos) e os tumores do sistema nervoso.

Comparados com os do adulto, os tumores na infância são muito mais agressivos e evoluem muito mais rapidamente, porque atingem um ser em formação.

Os pequenos, muitas vezes, não conseguem expressar suas dores. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais de alerta.

Compartilhe! Seja um RH promotor da saúde.

 

Fonte: Redação blog Nocta

Imagem: Freepik