Como é trabalhar nas empresas de beleza com os funcionários mais felizes
Matéria da Você S/A relata os pontos positivos e os pontos a melhorar, além das principais características, das empresas de beleza líderes e premiadas pelo Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar 2018. O Grupo Boticário, Avon e Nivea, nesta respectiva ordem, são as empresas de beleza com maior índice de felicidade entre seus colaboradores. O que será que elas fazem para manter os funcionários felizes?
O Grupo Boticário, que ocupou o primeiro lugar, aplica uma pesquisa anual de engajamento, entre suas ações, e parte da remuneração variável dos líderes está atrelada à gestão de pessoas. Não importa o tamanho da empresa, as ações para engajar e medir engajamento valem para todas. Aqui vemos ótimas observações vindas do Recursos Humanos e dos próprios colaboradores entrevistados e que podem ser exemplos para a sua empresa.
Grupo Boticário
O que diz o levantamento
- Parte da remuneração variável dos líderes do Grupo Boticário está atrelada à gestão de pessoas. Realizada anualmente pela empresa, a pesquisa de engajamento traz um índice que mede a satisfação da equipe com a qualidade da liderança, usado para compor essa remuneração variável.
- É atribuição dos gestores fazer a avaliação de desempenho anual dos profissionais de seu time, que posteriormente é calibrada em três encontros anuais reunindo toda a chefia.
- Para os funcionários do operacional, porém, o processo seria mais justo se priorizasse competências em vez das metas das equipes. Eles também gostariam de poder discutir a nota da avaliação com seus superiores e de contar com um plano de carreira mais claro e transparente.
- Sempre chamados para testar e dar opiniões sobre os produtos da empresa, os empregados sugerem, ainda, a implantação de um canal formal de ideias e sugestões, que hoje são colhidas pela chamada Rede Colaborativa, formada por representantes de cada área indicados pelos líderes.
- Uma vez por ano, o Grupo Boticário promove o Innovation Day, evento interno com participantes das áreas de TI, relacionamento com o consumidor e comunicação, a fim de discutir tendências.
PONTOS POSITIVOS
A empresa oferece licença-maternidade estendida, de seis meses, e licença-paternidade de 20 dias. Há programa de gestantes e sala de amamentação com congelador à disposição das funcionárias da fábrica.
PONTOS A MELHORAR
Funcionários do operacional se sentem pressionados com a sobrecarga. Muitos dizem estar trabalhando de casa ou aos fins de semana para dar conta das metas de produtividade estipuladas pela empresa.
Avon
O que diz o levantamento
- O clima na fabricante de cosméticos Avon melhorou desde agosto, quando José Vicente Marino, ex-diretor da Natura, assumiu o comando.
- Atravessando um período de queda nas vendas, a companhia busca uma reviravolta.
- Assim como o brasileiro, o CEO global, Jan Zijderveld, também é novo na casa. Ele chegou ao cargo em fevereiro com a missão de modernizar a marca, reduzir custos operacionais e tornar o portfólio mais competitivo.
- Maior mercado da multinacional, o Brasil deve ser protagonista no processo — tanto que 30% da verba total de marketing (30 milhões de dólares) foi destinada ao país.
- O time está confiante. “É um momento de muito aprendizado”, diz um funcionário. De fato. Mesmo com os resultados aquém do esperado, o direcionamento do presidente global é não perder o foco nas pessoas.
- Segundo o RH, não houve cortes em treinamento. Hoje, a Avon usa a metodologia 70:20:10, em que 70% do desenvolvimento deve vir da experiência prática, 20% de feedback, coaching ou mentoring e 10% da educação formal.
- Segundo os empregados, a chefia é aberta, transparente e próxima dos times. No WorkDay, sistema de gestão de desempenho da organização, é possível consultar o histórico de todos os funcionários.
PONTOS POSITIVOS
Nas áreas produtivas, um time chamado grupo da moral discute ações de melhoria no trabalho — de saúde a metas organizacionais. Quando cortou o terceiro turno das fábricas, a Avon realocou os trabalhadores.
PONTOS A MELHORAR
Há um descompasso na comunicação entre administrativo e produção. As informações chegam mais claras e estruturadas aos times do escritório. Os jovens gostariam de representar a empresa em feiras e eventos.
Nivea
O que diz o levantamento
- Os colaboradores da Nivea afirmam que o clima de tranquilidade na crise foi mantido graças a uma política de redução de custos estabelecida para evitar demissões.
- Os líderes que nunca tinham enfrentado um fechamento de ano aquém das metas receberam atenção especial. “Oferecemos coaching a eles e suas equipes para que pudessem se preparar para lidar com a frustração”, diz Mônica Longo, diretora de RH.
- As iniciativas, de acordo com os empregados, proporcionaram um ambiente de trabalho positivo, com a equipe unida. O fato de a comunicação interna ser fortalecida favoreceu a harmonia nas relações interpessoais.
- A companhia recorre aos canais próprios para divulgar assuntos relevantes antes que qualquer outro veículo o faça, exibindo inclusive as campanhas publicitárias em primeira mão aos funcionários.
- O acesso aos diretores e ao presidente da empresa, Christian Flumo Goetz, é garantido por meio de sessões de perguntas frequentes e sugestões e cafés da manhã de interação.
- Quando ocorre um desligamento de trabalhador ou o término de um contrato de estágio, o RH realiza uma entrevista para entender o que deve ser aprimorado e detectar pontos de melhoria dos gestores.
PONTOS POSITIVOS
As funcionárias contam com licença-maternidade de até seis meses e auxílio-creche mensal de 766,98 reais por um período de até dois anos após o retorno ao trabalho. A licença-paternidade chega a 20 dias.
PONTOS A MELHORAR
Os trabalhadores gostariam de ter gympass. Há reclamações de falta de clareza dos gestores e do excesso de instâncias para a aprovação de projetos, o que reduz a agilidade nas tomadas de decisão.
Fontes: Redação Nocta; Você S/A
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