fbpx

Além de deixar a casa mais bonita e cheia de vida, as plantas também promovem bem-estar e são usadas como artifício terapêutico. 

 

Pesquisas revelam que a prática da jardinagem é saudável e traz diversos benefícios para a saúde, entre eles: melhoram a concentração e a memória; contribuem para a aprendizagem; reduzem o estresse; aceleram o processo de recuperação de pacientes; e ajudam a superar problemas e as barreiras mentais. 

 

Veja aqui uma seleção de plantas e seus respectivos benefícios para você começar a levar mais verde para dentro de casa!

1-Plantas inspiram relaxamento

 

De acordo com a NASA, as espécies vibrantes, como a violeta africana (Saintpaulia ionantha), causam um pequeno estímulo para a liberação de adrenalina em nosso corpo, que aumenta os níveis de energia e oxigenação, nos ajudando a relaxar.

 

2-Elas são umidificadores naturais

 

Em vez de comprar um eletrodoméstico, invista em algumas samambaias-americanas (Nephrolepis exaltata) pela casa. Elas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

 

3-Algumas são remédios naturais

 

De acordo com o National Institutes of Health, a aloe vera era conhecida como a “planta da imortalidade” no antigo Egito e usada para curar feridas. Hoje em dia costumamos usá-la para tratar queimaduras solares e ela é princípio ativo de diversos tratamentos de beleza.

 

4-Elas inspiram criatividade

 

Quem realiza trabalhos criativos pode se beneficiar das plantas! De acordo com o expert em jardinagem da Costa Farms, Justin Hancock, folhas coloridas trazem inspiração e energizam o que há ao seu redor.

 

5-Podem minimizar alergias

 

Se você sofre de alergias, pode usar plantas sem flores como suas aliadas. As folhas do clorofito (Chlorophytum comosum) absorvem alergênicos como mofo e poeira. 

 

6-Plantas limpam o ar

 

Uma pesquisa da NASA indica espécies de plantas que conseguem absorver toxinas em ambientes fechados e, assim, ajudam a melhorar a qualidade do ar. Alguns exemplos: Antúrio, Aranha, Espada de São Jorge, Gérbera, Jiboia, Lírio da Paz, Palmeira-bambu, Palmeira-rápis e Samambaia-americana.

 

7-Suas cores acalmam os olhos

 

Entre os benefícios decorativos das plantas está o alívio dos olhos cansados. Observar as folhas verdes após horas trabalhando na frente de um computador pode ser uma boa pedida, já que o tom é percebido pelo cérebro como suave.

 

8-Elas ajudam na concentração

 

Um estudo do Royal College of Agriculture descobriu que os alunos prestavam 70% mais atenção quando estavam em um ambiente com mais verde. Se sua casa não possui muita luz, aposte em algumas variedades que se dão bem nos ambientes fechados. Na dúvida, escolha o bambu – ele também ajuda com as energias relacionadas ao Feng Shui.

 

9-São tendência na decoração

 

As plantas são um dos elementos essenciais das casas realmente estilosas. Além das inegáveis qualidades naturais, elas também podem ser usadas pelas suas cores, complementando o décor.

 

10-Jardinagem contra o estresse 

 

Um vaso de planta em cima da mesa pode te ajudar a respirar fundo e se acalmar. Um relatório do Journal of Environmental Psychology aponta que flores como o Antúrio ajudam a diminuir os níveis de estresse.

Fontes: redação blog Nocta; site Exame