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Quem nunca sentiu dificuldade em escrever um comunicado? Como fazer a mensagem chegar aos funcionários sem “ruídos”?

 

Muitos se atentam à forma da escrita dos comunicados, mas a escolha dos melhores canais para se comunicar com seus funcionários é tão importante quanto. Em algumas empresas, há profissionais que são especializados em comunicação interna, entretanto, é o profissional de Recursos Humanos quem faz essa função na maior parte dos casos. É o gestor de pessoas o principal condutor da comunicação interna de uma empresa.

 

A experiência na consultoria de planos de saúde nos permitiu, ao longo desses anos, entender as questões sobre comunicados internos: como divulgar bem uma campanha e ter adesão? quais são os melhores canais para comunicar aos funcionários? Para ajudar, selecionamos uma lista com 5 dicas para escolher os melhores canais.

 

1. Facebook

Já pensou em criar um grupo (fechado) no Facebook para os funcionários de sua empresa? O Facebook é realidade no dia a dia das pessoas e não tem como ignorar essa mudança. Vamos enxergar pelo lado bom e tirar proveito: é o local onde as pessoas acessam com frequência, eficaz, sem custo e prático para distribuir as informações que precisa. Então, que tal colocar em prática?

 

2. Faça as perguntas básicas

Você já fez uma campanha de promoção da saúde e teve baixa adesão dos seus colaboradores? Ou divulgou alguma mudança no plano de saúde e recebeu queixas de que “ninguém” ficou sabendo? Acontece que, se a comunicação não for feita em pontos estratégicos, a mensagem não chega ao receptor.

Antes de começar uma campanha, você deve se perguntar:

Público: para quem é esta campanha

Linguagem: qual a melhor linguagem para falar com esse público

Local: onde essas pessoas costumam estar para receber essa mensagem

 

Por exemplo, se a sua campanha é voltada para funcionários que trabalham na produção e eles não têm acesso ao computador, deve-se investir na comunicação visual. Observar as áreas que esses funcionários mais transitam dentro da empresa, como espaço de lazer, a região do ponto de presença, corredores e a própria entrada.

 

3. Jornal mural e folhetos: ainda funcionam?

A comunicação visual sempre pode entrar como complemento, se não for a protagonista. Como foi citado acima, é importante avaliar o local onde está o painel de comunicados. Não adianta achar que o funcionário vai procurar a informação lá, é o mural que deve estar nas áreas comuns onde o funcionário mais permanece na empresa. Lembre-se: o visual é tão importante quanto ao conteúdo que se quer transmitir.

Veja aqui este exemplo de comunicado para mural: “8 mudanças simples para um 2019 mais sustentável”.

sustentabilidade no trabalho

4. Intranet

A intranet há muitos anos vem sendo usada pelas empresas, mas é fácil cair no esquecimento se não for parte da cultura. Geralmente, o que se tem são intranets desatualizadas e pouco atrativas. Se o objetivo é manter este canal interno, ele deve evoluir para não cair no esquecimento. Dica: faça a intranet ser funcional.

 

5. Café da Manhã

Nada como o contato direto para que a informação chegue sem ruídos. Dependendo do grau de importância, se a empresa julga urgente ou extremamente importante, reunir os funcionários para transmitir o comunicado é uma prática que deve ser mais usual. Realizar um café da manhã ou café da tarde é sempre uma boa oportunidade de se aproximar e ter mais percepção quanto à notícia que é transmitida.

Veja aqui o que as grandes empresas de beleza O Boticário, Avon e Nivea estão fazendo para manter os funcionários mais felizes.