fbpx

A brusca queda da temperatura aumenta as incidências de doenças respiratórias. Como lidar com as famosas “ites” – rinite e sinusite? Confira dicas!

O que é sinusite?

A sinusite é uma inflamação das mucosas que ocorre ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. É caracterizada pela dor forte nessa região e um fluxo de secreção persistente (nariz entupido e catarro) que pode ser resultado de resfriados e gripes.

Os processos infecciosos ou alérgicos provocam inflamação das mucosas e facilitam a entrada de germes.

As sinusites são divididas em agudas e crônicas

Sintomas da sinusite aguda: dor de cabeça na área do seio da face ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite são sintomas que costumam aparecer.

Sintomas da sinusite crônica: geralmente são os mesmos sintomas da sinusite aguda, mas podem variar de intensidade ou estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma mais frequente.

Dicas para lidar com a sinusite

– Beba bastante líquido e lave as narinas com soro pelo menos duas vezes ao dia. 

– Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções.

– Evite ambientes com ar condicionado.

Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

O que é rinite?

Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos. 

Ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus e mudanças bruscas de temperatura podem desencadear a rinite.

Sintomas da rinite: obstrução nasal, coriza, espirros em salva, coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos. A rinite alérgica pode estar associada, ainda, a comorbidades, como asma, otites médias, sinusite e roncos.

Dicas para lidar com a rinite

A rinite alérgica não tem cura, mas existe vacina que ajuda a controlar os sintomas. É importante seguir alguns cuidados com a higiene para prevenir as manifestações da doença. 

– O ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser bem ventilado, ensolarado e limpo.

– Cuidado com produtos de limpeza, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro e poluentes, pois são substâncias que podem funcionar como alérgenos e devem ser mantidas longe das pessoas com predisposição a desenvolver rinite alérgica.

– Escolha um estilo de decoração que dispense o uso de cortinas, carpetes, tapetes, almofadas ou de outros objetos que possam acumular poeira difícil de remover.

– Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente.

Redação Nocta com informações do site Dr. Drauzio Varella.