fbpx

Cromoterapia: o efeito das cores nas emoções

Entenda como as cores podem ajudar na sua saúde.

Você já parou para pensar nas sensações que as cores transmitem? Elas influenciam diretamente nas nossas emoções. Conhecida como terapia das cores, a cromoterapia é uma terapia alternativa que pode ser usada para complementar os tratamentos de saúde tradicionais. 

Saiba mais neste post!

O que é cromoterapia?

A cromoterapia é o uso das cores para o tratamento alternativo e complementar de doenças e/ou condições físicas e emocionais. No dicionário, temos como definição também o “tratamento terapêutico que utiliza substâncias corantes”.

Como funciona a cromoterapia

Na cromoterapia, cada cor tem uma função terapêutica diferente que estimula uma reação curativa, seja por meio de luzes, roupas ou ambientes.

As cores emitem ondas eletromagnéticas com comprimento e movimentos específicos, como uma energia que interage com nossas glândulas e células. Dessa forma, quando são trabalhadas, essas cores estimulam as áreas e atuam para restabelecer a energia bloqueada ou restaurando algum desequilíbrio no organismo.   

O significado das cores na cromoterapia

Verde: ajuda a promover o equilíbrio e a diminuir o estresse. Promove sensação refrescante e calmante, ajudando no bem-estar físico e mental. Também pode ajudar a estimular a imunidade, sendo indicada para combater doenças infecciosas.

Azul: possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.

Vermelho: aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. O vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea.

Amarelo: estimula o intelecto e o sistema nervoso central, contribuindo para elevar a criatividade e melhorar o humor. Além disso, pode ser usada por pessoas quietas e introvertidas que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.

Laranja: é muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.