fbpx

De origem chinesa, a acupuntura consiste em uma técnica que utiliza agulhas bem finas em pontos específicos do corpo para melhorar no tratamento de doenças. Com mais de 4 mil anos de existência, esse método da medicina chinesa foi reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural intangível da humanidade.

Como funciona a acupuntura?

A medicina tradicional chinesa explica a acupuntura como um método de equilíbrio energético, sustentando que a energia vital do corpo (conhecida como chi ou qi) flui através de canais, chamados meridianos, ligados aos órgãos e ao sistema nervoso do corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia seriam acessíveis por meio de 350 pontos de acupuntura no corpo. Os praticantes acreditam que a técnica de acupuntura é capaz de equilibrar o seu fluxo de força vital.

O profissional especializado em acupuntura usa finas agulhas em pontos específicos do corpo e em várias profundidades para tratar dores diversas, mas tem sido cada vez mais indicada para promover o bem-estar geral, incluindo o controle do estresse e da ansiedade. O número de tratamentos necessários depende do indivíduo.

Para que serve?

A acupuntura ajuda a controlar uma variedade de condições, como dores crônicas, e auxilia até mesmo no controle da acne, entre outros benefícios.

A técnica é comprovadamente eficaz para tratar:

Alergias
Ansiedade e depressão
Osteoartrite
Dores crônicas (pescoço, costas, joelhos e dores de cabeça)
Hipertensão
Insônia
Cólicas menstruais
Enjoo matinal
Entorses
Artrite reumatoide

Auxilia no tratamento de:

Acne
Dor abdominal
Obesidade
Infertilidade
Diabetes
Esquizofrenia
Torcicolo
Alcoolismo
Pressão alta ou baixa
Náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia
Algumas condições gástricas, incluindo úlcera péptica
Rinite alérgica
Dor ciática
Dor de dente
Fibromialgia
Neuralgia
Síndrome de Tourette

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura pode ajudar a tratar uma série de infecções, incluindo algumas infecções do trato urinário e febre hemorrágica epidêmica. No entanto, aponta que “apenas as autoridades nacionais de saúde podem determinar as doenças, sintomas e condições para as quais o tratamento com acupuntura pode ser recomendado”.

*Redação Nocta com informações do site ecycle.