fbpx

7 tipos de aparelhos ortodônticos

Quando se trata de aparelho ortodôntico, muitas pessoas acreditam que a sua única função é deixar os dentes alinhados para um sorriso perfeito. Mas, nem sempre a questão é estética e cada caso é analisado pelos dentistas. Por isso, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada um com sua finalidade.

Cada vez mais modernos, os aparelhos dentários estão entre os recursos que mais evoluíram na área da saúde bucal. Confira os modelos mais comuns.

Breve história dos aparelhos dentários

Os primeiros aparelhos ortodônticos surgiram no século 18, quando o francês Pierre Fauchard criou o bandeau, feito com metal pesado e em formato de ferradura.

Já o arco extraoral, utilizado por fora da boca para frear o crescimento da mandíbula, surgiu em 1866. Incômodo e extravagante, o acessório seguiu firme até a década de 90.

Os famosos braquetes só chegaram em 1928, pelas mãos de Edward Angle. Não foi um processo rápido, mas em 1997 a tecnologia finalmente aposentou o sorriso metálico. Hoje, os alinhadores ortodônticos são móveis, transparentes e personalizados.

Tipos de aparelhos ortodônticos

  1. Aparelho fixo metálico

Muito conhecido, este tipo de aparelho metalizado tem como objetivo movimentar os dentes, gradualmente, em direção à posição alinhada e correta. Ele é composto por fios, bandas, braquetes e borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes.

  1. Aparelho fixo estético

Composto por braquetes transparentes, este modelo é mais discreto, quase imperceptível. Pode ser feito de policarbonato, porcelana e safira.

  1. Aparelho autoligado

O aparelho autoligado também é feito de metal, porém, não precisa das borrachinhas. Nesse modelo, o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, ficando mais confortável e discreto para o paciente.

  1. Aparelho lingual

É igual ao modelo fixo convencional, confeccionado com material metálico, braquetes, fios e borrachinhas. A diferença é que ele é colocado do lado interno dos dentes, possibilitando que o paciente faça todo o tratamento sem mostrar que usa aparelho.

  1. Alinhadores transparentes

É o tipo de aparelho mais moderno, confeccionado sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada pacientes, se encaixando com perfeição na boca. Funciona como o aparelho móvel, ou seja, é removível e precisa ser tirado na hora das refeições.

É recomendado para casos mais simples de desalinhamento dentário.

  1. Aparelho móvel

O aparelho móvel é bastante usado quando o paciente está terminando o tratamento dentário. Depois de muitos meses utilizando o modelo fixo, usa-se o aparelho móvel para manter e garantir os resultados alcançados.

  1. Expansor palatino

É um modelo pouco conhecido e usado para aumentar o tamanho do palato (céu da boca) e corrigir a mordida do paciente. Esse modelo é mais indicado para crianças.

É mais barato com plano odontológico

Ter um plano de saúde com cobertura odontológica traz mais tranquilidade e favorece o tratamento ortodôntico, além de ter custos menores e mais previsíveis para esse cuidado. E é por isso que a Nocta também oferece opções de planos odontológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.