fbpx

Probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos que proporcionam benefícios para a saúde e são essenciais para o equilíbrio da microbiota ou flora intestinal. 

A boa saúde do intestino, mantida por bactérias benéficas que compõem a microbiota, está relacionada à manutenção da saúde de todo o organismo.

Alguns alimentos probióticos:

– Queijos, iogurtes e leites fermentados.

– Vegetais fermentados, como chucrute, beterraba,  kimchee, pepino em conserva, entre outros.

– Gengibre em conserva.

– Kombucha.

– Kefir.

– Alimentos fermentados à base de soja (missoshiro ou miso, tempeh e natto).

Benefícios dos probióticos

1- Reduzir problemas intestinais

Distúrbios do intestino como constipação e diarreia estão diretamente associados ao desequilíbrio da flora, ou seja, a ação das bactérias ruins compromete todo o funcionamento do órgão. Os probióticos ajudam a virar esse jogo e manter o fluxo intestinal dentro da normalidade.

2- Controlar o estresse

Alguns estudos têm demonstrado a relevância do intestino para além de suas funções básicas. O órgão já foi apelidado de segundo cérebro, inclusive.

Quer ver um exemplo dessa conexão entre intestino e cérebro? Alguns probióticos contribuem para a produção de neurotransmissores associados à felicidade e controle de ansiedade. Com isso, eles ajudam no controle do estresse.

3- Prevenir o aparecimento de câncer

Quando as bactérias ruins tomam conta do intestino, existe maior risco de inflamações, que podem evoluir para tumores com o passar do tempo. 

Os probióticos são indicados até mesmo como um reforço no tratamento de cânceres já existentes. Eles ajudam a minimizar o impacto de reações adversas causadas pela quimioterapia e radioterapia.

4- Diminuir a predisposição à obesidade

Inúmeros estudos já demonstraram que a obesidade é muito mais do que uma questão estética. Para manter o corpo em forma e evitar toda a carga do sobrepeso excessivo, uma das dicas é ingerir probióticos.

Algumas das bactérias boas reduzem o ganho de massa corporal, o que ajuda a manter o peso em níveis adequados.

5- Elevar a imunidade do organismo

Os probióticos potencializam a imunidade do organismo e deixam as células de defesa bem afiadas para combater invasores. Alguns probióticos ainda ajudam essas células protetoras a viver mais tempo, o que mantém nosso exército de defesa.

Fonte: Laboratório Cella