fbpx

Se você se pergunta que tipo de escova dental deve usar, está no post certo! Selecionamos várias dicas para você escolher o modelo certo. Confira!

Que tipo de escova devo usar?

Com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher a escova de dente, não é mesmo? São diversos tipos, formas e tamanhos que nem sempre indicam a melhor finalidade. 

Os dentistas são unânimes em recomendar as escovas macias, porque além de serem mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos, não prejudicam a gengiva.

As escovas com cabeça grande podem dificultar a limpeza em todas as áreas da boca, como os dentes posteriores, dependendo da sua anatomia. Por isso, você deve preferir a escova que se encaixa melhor e permite limpar todos os dentes.

Não há nenhuma restrição ou recomendação com relação ao tipo de cabo (longo, curto, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, entre outros) e estilo de cerdas (pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, entre outros). Você deve optar por aquela que for mais confortável na escovação.

Se você não conseguiu encontrar uma escova que facilite a escovação, procure o seu dentista e solicite uma orientação sobre a melhor opção para o seu caso.

Quando trocar de escova dental?

A cada três meses ou, antes desse período, quando as cerdas estiverem desgastadas.

Vale lembrar que em caso de infecções virais, como gripes ou resfriados, é importante trocar de escova para diminuir o risco de uma nova infecção.

Tipos de escova

Conheça os principais tipos de escovas disponíveis.

Escova interdental

Os tufos são distribuídos em formato de cone para alcançar regiões inacessíveis. É o tipo de escova que facilita a limpeza para quem usa aparelho ou tem dentes separados.

Escova infantil

É importante escolher a escova de acordo com a idade, pois o material é diferenciado para não agredir os dentes de leite nem as gengivas. 

Escova elétrica

É uma boa alternativa para quem tem alguma dificuldade na escovação.   

Você sabia?

Ter um plano de saúde com cobertura odontológica traz mais tranquilidade e favorece a adoção de hábitos de prevenção, além de ter custos mais previsíveis para esse cuidado. E é por isso que a Nocta também oferece opções de planos odontológicos. Conte com a gente para conhecer todas as possibilidades de cuidar da sua saúde!

Imagem: wayhomestudio / freepik