fbpx

Nariz entupido, espirros, coceira e coriza são alguns dos desconfortos mais comuns enfrentados por quem sofre de rinite. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos dessa reação alérgica. O que nem todo mundo sabe é que existe uma “vacina” para rinite.

Como funciona

A imunoterapia contra rinite busca modificar aos poucos o sistema imunológico para que se torne mais resistente aos agentes que causam alergia. O medicamento deve ser aplicado durante meses ou mesmo anos.

Em geral, os tratamentos podem durar de 1 a 5 anos e não curam a rinite, mas sim atenuam a sensibilidade do paciente ao agente causador da alergia.

Quem pode tomar a vacina para rinite?

A vacina é indicada para pessoas com sintomas persistentes e com mais de uma doença alérgica ao mesmo tempo. As situações mais indicadas para realizar este tipo de tratamento:

O tratamento com a vacina não é recomendado para pessoas com doença coronariana, que usem determinado grupo de anti-hipertensivo ou que sofram de outras doenças do sistema imunológico, como imunodeficiências e doenças autoimunes.

Plano de saúde cobre vacina?

Todos os procedimentos, exames e tratamentos, que são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde integram o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Somplementar (ANS). A vacinação não faz parte dessa lista.

Desta forma, os planos de saúde não são obrigados a cobrir vacinas, mas existem operadoras no mercado que oferecem esse benefício.

Para saber se o seu plano cobre vacinas, você deve verificar no contrato de adesão ou, se for cliente Nocta, entrar em contato com nossos consultores.

Ainda não é nosso cliente? Fale com a Nocta e esclareça suas dúvidas antes de contratar um plano de saúde para você, sua família e/ou sua empresa.

Imagem: Freepik