fbpx

Você sabia que existem alimentos que ajudam a aquecer o corpo? Eles são perfeitos para os dias mais frios!

Confira a lista de alimentos que, além de saborosos e cheios de benefícios para a saúde, são ótimos para consumir nesta época de temperaturas mais baixas!

Canela

Essa especiaria aumenta o gasto energético e, consequentemente, a temperatura do corpo. Além disso, possui ação anti-inflamatória.

Quer uma dica?

Polvilhe canela em pó em uma banana cortada em rodelas e sirva como um lanche da tarde. Esse preparo também vai muito bem com mingau de aveia. Se você gosta de chá, experimente colocar rama de canela junto com a erva de sua preferência.

Pimenta

Rica em capsaicina, uma substância que, além de provocar aquela sensação de calor na boca, aumenta a atividade metabólica e a circulação.

Por ser um termogênico, a pimenta pode acelerar em até 10% o gasto calórico de uma pessoa.

O alimento é rico em vitamina A,B e C, além de minerais como Magnésio e Ferro.

Oleaginosas

As oleaginosas – como castanhas, amendoim, nozes, entre outras – possuem a substância arginina, que aumenta a vasodilatação e provoca a sensação de calor.

Elas possuem Zinco, Magnésio, Arginina e ajudam na formação de músculos, além de serem fontes de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

Gengibre

A raiz está ligada ao aumento da termogênese, acelerando o metabolismo. Ela também proporciona benefícios para a saúde com a substância gingerol.

É antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória e inibe a agregação das plaquetas, evitando o aparecimento de trombos.

Quer uma dica?
Tomar um chá quentinho é reconfortante, não é? Os chás e infusões são ótimas opções para aquecer o corpo no inverno e dão a sensação de bem-estar.

As infusões a partir de outras folhas, flores e frutas imersas em água quente como hortelã, camomila, abacaxi, gengibre, entre outros, combinam com dias frios.

E além do conforto térmico, essas bebidas podem ajudar a diminuir as taxas de colesterol, melhorar o sistema imunológico, proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol e prevenir doenças.

Imagens: freepik