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Saúde mental: como reduzir o estresse no home office

O home office, ou trabalho remoto, se tornou parte do dia a dia de muitas pessoas. E essa nova rotina tem impactado a saúde mental – afetando o equilíbrio emocional em plena pandemia. 

Ter um ambiente adequado para o trabalho em casa, organizar a rotina, descansar na hora de descansar, tudo isso colabora para reduzir o estresse mental.

Tenha um espaço confortável de home office

Um ambiente de trabalho adequado melhora o bem-estar emocional, e isso impacta positivamente na produtividade.

Espaço

Prefira ambientes mais silenciosos, com iluminação natural e boa circulação de ar.

Ter um espaço dedicado ao trabalho remoto é fundamental para um bom rendimento. Transformar um cômodo da casa ou mesmo a varanda do apartamento em um local só de trabalho pode ser importante para manter a concentração.

Como nem sempre isso é possível, o jeito é separar um cantinho da casa onde você consiga trabalhar tranquilamente. 

Você pode usar prateleiras, quadros ou até mesmo pintar a parede onde vai funcionar o seu espaço de trabalho. Delimitar visualmente traz conforto e ajuda a todos os moradores a compreender o objetivo daquele espaço.

A mesa na altura adequada, uma cadeira confortável e uma iluminação que não force sua vista são fundamentais para você continuar rendendo tanto quanto dentro do escritório.

Cadeira

A cadeira precisa ser confortável e oferecer algum apoio para a coluna lombar e, de preferência, para os braços. Quando estiver sentado nela, quadris e joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus. Se os pés não encostarem no chão, vale colocar um apoio para eles.

Posição do computador

O certo é deixar a tela do computador na altura dos olhos, para evitar que a cabeça fique curvada para baixo, o que tensiona o pescoço. Existem suportes para notebook capazes de ajudar nesse ajuste. Invista também em teclado e mouse que fiquem na mesa, na altura do cotovelo dobrado.

Mesmo que já tenha essa estrutura, não é recomendado passar o dia sentado. Ou seja, levante a cada hora para dar uma caminhada pela casa e esticar as pernas. 

Plantas

Uma plantinha em cima da mesa de trabalho não é só um item de decoração. Ela ajuda a relaxar, promovendo bem-estar.

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Crie uma rotina de trabalho

Organizar a rotina é fundamental: trabalhe na hora de trabalhar, descanse na hora de descansar. Monte uma rotina diária e se esforce para segui-la. Estabeleça prioridades e evite fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, pois isso cansa o cérebro mais rapidamente.

Pronto para o trabalho?

Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. Claro, não precisa colocar terno e gravata ou jeans e tênis, mas é bom estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça.

Trabalhe quando é mais produtivo

Outro ponto é reconhecer o seu pico de produtividade e a melhor dinâmica de trabalho. Algumas pessoas são mais produtivas de manhã e quando interagem com colegas. Outros preferem a tarde, ouvindo música e sem falar com ninguém. A flexibilidade do home office permite que você entenda como é seu momento ideal de trabalho.

Mantenha contato

É importante manter contato com colegas de trabalho, mesmo com a dinâmica do home office. Aproveite as reuniões virtuais para ver o rosto e ouvir a voz de seus colegas. Isto minimiza o peso do distanciamento social e traz sensação maior de proximidade.

dor nas costas

Faça alongamento

Alongar o corpo pode fazer muita diferença! Estique o seu corpo antes, durante e após o seu período de trabalho:

  • Deitado de barriga para cima, traga os joelhos em direção ao peito e os abrace. Respire por alguns segundos. Saia da posição e volte para uma segunda série.
  • Sentado de costas para uma parede, projete as mãos na direção da ponta dos pés, com as pernas unidas e joelhos estendidos.
  • Na mesma posição, afaste as pernas estendidas e vá com as duas mãos em direção a um dos pés. Depois, repita o movimento para o outro lado.
  • Deite-se de barriga para cima, coloque o joelho em noventa graus e cruze as pernas como se estivesse sentado. Puxe a perna que não está dobrada em direção ao tronco.

 

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Imagem: Freepik

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