fbpx

Janeiro Branco é um movimento que visa chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental

O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

O Janeiro Branco é um movimento que visa chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental. E neste atual contexto em que vivemos, é ainda mais relevante tratar do tema.

Como surgiu o Janeiro Branco?

A campanha foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e busca chamar a atenção das pessoas e da sociedade para o tema da saúde mental.

O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

Por que fazer campanha Janeiro Branco?

De acordo com a ANS, a saúde mental provoca reflexos também na economia, constituindo causa de afastamento do trabalho e caracterizando muitas vezes a pessoa como incapaz.

Em 2019, os beneficiários de planos de saúde no Brasil realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental, aumento de 167% contra os números apresentados em 2011.

O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar mostra que as consultas psiquiátricas por mil beneficiários de planos de saúde subiram 80% entre 2011 e 2019, enquanto as consultas de psicologia por mil beneficiários evoluíram 199% e as consultas e terapia ocupacional também por mil beneficiários subiram 276%. Ainda no período compreendido entre 2011 e 2019, as internações psiquiátricas por 100 mil beneficiários cresceram 152% e as internacões em hospital/dia de saúde mental por 100 mil beneficiários aumentaram 383%.

Recomendações

 

A Fiocruz lançou uma série de cartilhas com recomendações para o enfrentamento dos desafios da saúde mental. Aqui estão algumas indicações:

 

Fonte: Agência Brasil
Imagens: Freepik

 

Não deixe de ler também aqui no Blog da Nocta:

Aprenda 5 exercícios de respiração para controlar a ansiedade