fbpx

Confira bons ingredientes para fazer um detox no organismo.

Alguns alimentos possuem propriedades que colaboram para eliminar toxinas e ajudam também a diminuir o inchaço, muitas vezes causado pelo excesso de gordura, sal, bebidas açucaradas, entre outros. Se você exagerou nas festas de fim de ano, este post é para você! 

 

Kombucha 

 

O kombucha é um chá fermentado que se parece com um refrigerante, mas natural. Ele é resultado de uma cultura de microrganismos chamada cogumelo de kombucha, zoogleia ou biofilme.

 

Entre seus benefícios, está o alto índice de antioxidantes. Ele ainda colabora para desintoxicar o organismo e ajudar no processo digestivo. Por esses motivos, também auxilia no emagrecimento, melhora o funcionamento intestinal e ajuda na absorção de nutrientes.

 

Cúrcuma (açafrão-da-terra)

 

A cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra e açafrão-da-índia, proporciona diversos benefícios ao organismo – como ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Muito usada como tempero na culinária indiana, é reconhecida por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de ter propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras. 

 

Hibisco

 

O chá de hibisco (quente ou gelado) facilita a digestão, impede parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos e ainda ajuda a combater a retenção de líquidos. E mais: o hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importante para os ossos e um facilitador na perda de peso.

 

Frutas vermelhas

 

Os sucos do tipo detox podem ser grandes aliados da saúde. Uma boa pedida são os de frutas vermelhas. Com poucas calorias, esse tipo de suco acelera o metabolismo e promove saciedade –  ideal para dietas de perda de peso.

 

Receita de Suco Detox de Frutas Vermelhas

Ingredientes

5 uvas

2 amoras (in natura ou congeladas)

2 framboesas (in natura ou congeladas)

3 mirtilos (in natura ou congeladas)

2 morangos (in natura ou congeladas)

30 g de beterraba crua

1/5 de maçã

10 g gengibre

1 colher (chá) de chia

200 ml de água ou água de coco

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, adicione água ou água de coco e bata bem. 

 

Abacaxi com gengibre

 

O abacaxi combinado com o gengibre ganha uma turbinada no efeito termogênico, que acelera o metabolismo. Além dos benefícios da enzima bromelina do abacaxi (antioxidante, diurético e desintoxicante), que ajuda na redução de inflamações e facilita a digestão, diminuindo a sensação de estufamento depois das refeições pesadas. É a parceria perfeita para o detox do organismo.

A receita é simples e ainda evita o desperdício: basta ferver 3 xícaras de água com um terço da casca de um abacaxi grande e uma rodela de gengibre. Depois é só coar e manter na geladeira. Um copo por dia é suficiente.

Não deixe de ler também:

Alimentos devem conter nova rotulagem nutricional

Como prolongar a validade dos alimentos em casa e evitar desperdício

 

Fonte: redação Blog Nocta

Imagens: freepik