fbpx

Uma seleção de ferramentas para o gestor de pessoas comandar a sua equipe no trabalho remoto.

O trabalho remoto é uma novidade para muitas empresas, e é natural que as coisas demorem para se ajeitar, afinal, tudo que é novo demanda aprendizado.

A boa notícia é que você não está só! Existem diversas ferramentas que podem ajudar a sua empresa a organizar o dia a dia com sua equipe em home office. Confira esta seleção do Canaltech.

1 – Asana

Esta é uma ferramenta de comunicação em grupo baseado em nuvem que evita os montes de e-mails trocados. Além de monitorar conversas e projetos, oferece serviços de gestão: como a divisão de tarefas, os prazos totais e os níveis de prioridade de cada uma delas.
É possível experimentar a ferramenta gratuitamente.

2 – When I Work

A ferramenta se destaca pelo agendamento de tarefas e monitoramento de horas trabalhadas dos funcionários. É possível dividir os turnos e fazer o controle de forma transparente e prática. Na versão mobile, os funcionários podem bater o ponto de onde estiverem.

3 – IDoneThis

A plataforma IDoneThis funciona como um gestor de relatórios de atividades executadas. Ao final do dia, ele reúne tudo o que foi feito em um e-mail com o trabalho da equipe. Com os relatórios, é possível analisar o que foi feito no dia e o que ainda precisa ser feito, incluindo motivos de atrasos e imprevistos.
Empresas como Shopify, Mozilla, TripAdvisor e Twitter utilizam a ferramenta.
O serviço é pago, mas novos usuários conseguem ter uma versão teste de três dias.

4 – Trello

O Trello é uma popular plataforma de gerenciamento e organizações de tarefas, individuais em equipe. Seu funcionamento básico consiste em quadros, incluindo objetivos, que são distribuídos entre colunas. Possui muitas opções de customização e pode se adaptar conforme as demandas de cada usuário.
Nesta ferramenta de gestão de equipes, uma das formas mais comuns de organização são as etapas e prazos.

É gratuito e permite incluir informações sobre prazo de entrega, objetivos e qual pessoa está responsável por cada uma das partes do projeto.

5 – Cisco WebEx Meetings

O WebEx, da Cisco, é uma ferramenta voltada para videoconferências de reuniões e encontros virtuais de equipes. Além das chamadas em áudio e vídeo, a ferramenta permite compartilhamento de tela e arquivos e ainda possibilita entrada em reuniões sem precisar baixar aplicativo.
A plataforma ainda possui integração com outros aplicativos, como o Slack e o Google Calendar. Há uma versão paga, porém a versão gratuita atualmente comporta reuniões com até 100 participantes, vídeo em HD, sala pessoal e compartilhamento de tela.

6 – Slack

O Slack é voltado para a comunicação empresarial sem a cara de reuniões formais, com inspiração em um escritório virtual. Ele permite conversas entre duas pessoas ou em grupo, além de permitir janelas privadas entre membros de um mesmo grupo.

Esta é uma boa plataforma para trabalhadores remotos que sentem falta da interação com colegas, sem deixar a produtividade diminuir.

7 – Dropbox

Extremamente popular, o Dropbox permite o compartilhamento de arquivos em nuvem quando o e-mail não é suficiente. O compartilhamento de pastas permite que arquivos sejam sincronizados e trabalhados em colaboração.
A versão gratuita do Dropbox permite um limite de compartilhamento de até 2 GB, além de integração com computador e versões mobile. Há planos pagos com maior limite de armazenamento e planos empresariais.

Fontes: redação blog Nocta; Canaltech