fbpx

Para levantar a bandeira da saúde no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, criamos três campanhas – gratuitas e prontas para download – de temas importantes e que merecem a atenção do Recursos Humanos e Gestor de Pessoas para as ações internas de qualidade de vida.

Seja um RH promotor da saúde! Compartilhe nos canais de comunicação de sua empresa, e-mail, mural, intranet e redes sociais.

1. Infecção urinária

A infecção urinária é a ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga, provocando inflação do órgão e contaminação da urina.

As mulheres são mais acometidas pela infecção urinária por uma questão de anatomia. A uretra feminina é mais curta, o que acaba facilitando a chegada da bactéria até a bexiga. Além disso, ela fica próxima da vagina e do ânus, uma área bastante suscetível à presença de bactérias.

Uma das principais orientações dos médicos para prevenção é urinar após a relação sexual. Desta forma, automaticamente, é como se estivesse “lavando a bexiga”. A entrada da bactéria na bexiga é favorecida por tudo que a empurre na direção do órgão, como o próprio ato mecânico da relação sexual.

Principais sintomas

 

Prevenção

 

Clique na imagem e faça download dessa campanha

 

dia internacional da mulher saude

Fontes: Redação blog Nocta; Dr. Drauzio Varella

2. Câncer de mama

O câncer de mama ocorre quando as células da região passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.

Fatores de risco

 

O câncer de mama acomete mais de 60 mil mulheres por ano no país. Veja também a campanha Outubro Rosa.

Prevenção

 

Clique na imagem e faça download dessa campanha

 

dia internacional da mulher saude

Fontes: Redação blog Nocta; Dr. Drauzio Varella

3. Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

O que acontece?

Os ossos são compostos de uma matriz com complexos minerais de cálcio. Com o tempo, os ossos se tornam mais porosos, perdem resistência.

Sintomas

A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. De acordo com o site Dr. Drauzio Varella, o primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

Fatores de risco

 

Prevenção

 

Importante: a prevenção começa na infância, especialmente na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Cuide para que seus filhos não sofram no futuro.

Clique na imagem e faça download dessa campanha

 

dia internacional da mulher osteoporose

Fontes: Redação blog Nocta; Dr. Drauzio Varella