fbpx

A vacinação contra o sarampo terá como foco a faixa etária entre 5 e 19 anos, em todo Brasil, de 10 de fevereiro a 13 de março. Esta é uma nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, do Ministério da Saúde.

Serão 35 dias de vacinação nos postos de saúde e haverá uma grande mobilização no dia 15 de fevereiro, sábado, chamado de “Dia D”, visando sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do sarampo”, destacou Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.

sarampo

Dados de sarampo

Em 2019, foram registrados 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

Fontes: Redação blog Nocta; Ministério da Saúde

Imagem: Freepik