fbpx

A campanha de combate ao tabaco e narguilé será realizada em todo território nacional em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

 

Clique na imagem para download

Este ano o grande alerta será para o uso do narguilé, prática que cresce entre os jovens. A maioria das pessoas (63%) que utilizam diariamente esse tipo de cachimbo estão entre 18 e 29 anos, aponta a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2013.

O tabaco consumido por meio do narguilé contém nicotina que causa dependência e a intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.

 

Para se ter uma ideia, de 20 a 80 minutos de uso do narguilé equivale à exposição de 100 cigarros.

 

Tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo

É responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), de acordo com a OMS:

 

Além de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras (INCA, 2018).

 

Campanha Nacional 2019

O tema escolhido para este ano foi “TABACO OU SAÚDE – O USO DO NARGUILÉ” com o propósito de advertir sobre o narguilé, pois cresce a sua utilização entre os jovens e trata-se de algo tão perigoso quanto o cigarro.

Clique na imagem para download

Por que o narguilé é perigoso

 

  1.  O narguilé se torna atraente pelo aspecto da socialização, pois um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente.
  2.  Além disso, há a falsa sensação de que o narguilé, por ser usado com água, não causa mal à saúde.
  3.  É muito comum o uso do narguilé adicionado de aromatizantes e flavorizantes, que torna o produto mais palatável, fornecendo um sabor agradável durante as sessões de fumo.

 

Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros, segundo o WHO Study Group on Tobacco Product Regulation.

Em 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab) mostrou que Brasil tinha quase 300 mil consumidores do cachimbo de origem oriental (narguilé).

 

Fumantes passivos

Uma pessoa que não fuma, mas é exposta ao cigarro é chamada de “fumante passivo”.

Hoje, no mundo todo, das 8 milhões de pessoas por ano que morrem em decorrência do tabaco, aproximadamente 900 mil são fumantes passivas.

 

Alguns dados que ilustram a relação entre o tabagismo passivo e as doenças pulmonares:

 

 

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) — órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil é o responsável pela divulgação e comemoração da data, de acordo com o tema estabelecido a cada ano.

Mais informações e pesquisas sobre tabaco e narguilé você encontra no MANUAL DE ORIENTAÇÕES Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019.

 

Fontes: Redação blog Nocta; MANUAL DE ORIENTAÇÕES Dia Nacional de Combate ao Fumo 2019