O que é eNPS: entenda como medir a satisfação dos colaboradores

eNPS

 

A metodologia eNPS (employee Net Promoter Score) pode ser aplicada para medir a satisfação dos colaboradores com relação aos benefícios oferecidos pela sua empresa. Também é importante indicador para retenção de talentos.

 

Ao descobrir quem são os funcionários “detratores”, ou seja, aqueles que não estão engajados e felizes com a empresa, o Recursos Humanos e Gestor de Pessoas pode aprofundar as informações e descobrir, por exemplo, que o plano de saúde não atende às necessidades do público interno.

 

Para entender melhor o conceito, selecionamos uma matéria do blog Vaipe que traz uma explicação bem completa sobre o tema. Confira:

 

O maior desafio das empresas hoje é manter os profissionais engajados e felizes. Afinal, o colaborador é o ponto-chave para o crescimento e sucesso da organização. Mas como medir a satisfação dos colaboradores? É por isso que você precisa saber o que é eNPS (employee Net Promoter Score)!

 

O que é eNPS?

Em primeiro lugar, para você entender o que é eNPS, precisamos falar sobre NPS (Net Promoter Score). Essa metodologia foi criada nos Estados Unidos por Fred Reichheld para medir a satisfação dos clientes e foi amplamente aceita por sua fácil, simples e confiável aplicação. A partir da pergunta “De 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo ou familiar?”, o nível de contentamento é definido entre detratores, neutros e promotores.

 

É desse conceito, portanto, que deriva o eNPS. Para medir a satisfação dos colaboradores, o eNPS funciona da mesma forma que o NPS. “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar um amigo ou familiar qualificado para uma vaga na sua empresa?”  é a pergunta que define os detratores (respostas de 0-6), neutros (respostas 7 ou 8) e promotores (respostas 9 ou 10).

 

Mas, o que essas atribuições significam? Detratores são considerados os colaboradores que não estão engajados e felizes com a empresa. Já os neutros são aqueles que não estão nem desmotivados, nem felizes. Por fim, os promotores são os colaboradores realmente satisfeitos com a empresa.

 

Como calcular o eNPS?

O cálculo do eNPS é simples. Basta calcular o total de colaboradores promotores menos o total de colaboradores detratores e dividir pelo total de respondentes. Depois é só fazer tudo isso vezes 100. A métrica vai de -100 até 100.

 

O que fazer se meu eNPS está baixo?

Se o seu índice de eNPS está baixo, quer dizer que a maioria dos seus colaboradores são detratores. Mas calma, não se desespere! Esse é um dado importante para você entender que algo está errado e começar um plano de ação para mudar. Primeiramente, é importante identificar onde está o problema e trabalhar para que ele seja resolvido antes que isso prejudique a produtividade, integração e imagem da organização.

 

Como manter o eNPS alto?

Se o eNPS da sua empresa está alto, não quer dizer que você pode relaxar. Pelo contrário, é preciso reforçar ainda mais os pontos positivos e ficar atento para garantir que as boas práticas continuem. Até porque colaboradores engajados são mais produtivos, ajudam a construir uma boa imagem da empresa e ainda auxiliam em inovação com ideias e feedbacks.

eNPS

(Descritivo da imagem)

RH: Como fazer eNPS (employee Net Promoter Score)

4 perguntas para você fazer uma boa pesquisa.

  1. Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho?
  2. Em poucas palavras, diga o que motivou a sua resposta.
  3. Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso Líder de equipe (chefe) como uma boa pessoa para se trabalhar?
  4. Em poucas palavras, diga o que motivou a sua resposta.

 

Importante: as perguntas devem ser feitas no modo anônimo.

 

Mensurar e entender a satisfação dos colaboradores, portanto, é essencial para o sucesso e bom posicionamento da organização no mercado.

 

Fontes: redação blog Nocta; blog Vaipe / Imagens: Freepik

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