fbpx

plano odontológico

Sem dor de dente: em nossas pesquisas, encontramos planos odontológicos a partir de R$ 15,00 por mês.

 

“Maria migrou para São Paulo com os três filhos, priorizando dar o melhor de saúde e educação para eles com as suadas economias do salário de auxiliar de serviços gerais. Ela nunca tirava foto. Dizia que era infeliz com sorriso e que seu sonho era fazer um tratamento dentário. Em 2015, conseguiu fazer implantes com a poupança de muitos anos. Hoje, não coloca mais a mão na boca para sorrir”.

 

Esse trecho do artigo “A desigualdade no brasil é medida pelos dentes: ricos vão ao dentista, e pobres sentem dor“, de Rosana Pinheiro-Machado, professora, cientista social e antropóloga, é o retrato de muitos brasileiros.

 

De acordo com o IBGE, aproximadamente 16% dos brasileiros nunca foi ao dentista. A proporção dos que nunca consultaram um dentista é de 82% entre os menores de cinco anos, de 17,5% nos homens e 14,3% nas mulheres, de 13,6% na população urbana e 28% na rural.

 

Neste contexto, refletimos sobre os motivos para a baixa penetração do plano odontológico. Muito se deve ao fato de como esse e outros produtos também ligados à prevenção, como os seguros, são vistos pela população: apenas um gasto (caro) em algo que pode nunca ser usado.

 

“O principal problema é a falta de hábito com a saúde bucal, desde cedo. A higiene bucal não é incentivada e nem vista como prioridade pelos pais, o que acarreta em crianças com problemas precoces de cáries. O dentista só é lembrado quando a dor é latente e não como uma rotina de prevenção”, ressalta Helton Reis Ribeiro, responsável pela Expansão de Novos Negócios da Nocta Seguros.

 

Uma simples orientação sobre a escova de dentes, por exemplo, poderia evitar problemas. Muitas crianças crescem compartilhando a escova de dentes e não recebem orientações da importância da higiene.

 

Outro ponto lembrado por Helton é a falta de conhecimento do produto. “Quando a gente fala em plano odontológico as pessoas acham que é caro, o que não é verdade. Hoje é possível contratar um plano com uma boa rede de atendimento pelo custo de uma semana do cafezinho que você toma todo dia”.

 

Em nossas pesquisas, encontramos planos odontológicos a partir de R$ 15,00 por mês. Em geral, os planos oferecem carência zero e início imediato com diversos procedimentos odontológicos cobertos e sem limites de utilização, entre: consulta, restaurações, cirurgias, extrações, tratamento de canal, prótese, limpeza, urgência, emergência, raio x, tratamento de gengiva e tratamento para crianças.

 

Consulte um corretor sobre os tipos de planos e coberturas, pois o preço pode variar de acordo com o seu perfil (consumidor ou empresas). Se você é profissional de Recursos Humanos e procura por um plano odontológico para seus colaboradores, clique AQUI e fale com uma consultoria especializada.

 

Fontes: Redação blog Nocta; The Intercept; ANS