fbpx

A enchente traz sérios riscos à saúde por causa da contaminação de tudo que é atingido pela água.

 

Se você é gestor de pessoas ou da área de Recursos Humanos, promova campanhas de saúde como esta para prevenção de doenças. Aproveite e compartilhe o infográfico com os seus colaboradores, no mural da empresa, por e-mail ou até mesmo redes sociais.

 

enchente doenças

 

Confira mais sobre o tema, com informações do programa Bem Estar :

Uma das doenças que aparecem em enchentes é a leptospirose. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva. A contaminação acontece pelo contato com a pele.

Os sintomas são parecidos com os de outras doenças. Por isso, é importante avisar que entrou em contato com água de enchente. Na fase inicial, entre os sintomas estão febre alta, náusea e enjoo, dor muscular (principalmente na panturrilha) e icterícia. Na fase mais grave, a pessoa apresenta hemorragia, sangramento pulmonar e insuficiência renal. O tratamento é feito com antibiótico.

Outra doença que pode surgir após a enchente é a hepatite A. O vírus está presente nas fezes. A água da chuva se mistura com a água do esgoto, que está contaminada com fezes humanas e de animais. A pessoa contaminada fica com icterícia, náusea e bastante prostrada.

E como se prevenir em caso de contato com a água de enchentes?

Veja as dicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo:

 

Limpeza de domicílio após enchente

 

 

É importante que a população fique atenta a sintomas e procure um serviço de saúde caso apresente febre e calafrios, diarreia, náuseas e vômitos, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes claras, urina escura, ferimentos, fraqueza e cansaço, falta de apetite e sangramentos. Nesses casos, reportar ao médico que teve contato com água da enchente.

 

Fonte: programa Bem Estar
Infográfico: Nocta