fbpx

tecnica pomodoro

 

Você já ouviu falar no método Pomodoro?

 

É uma técnica desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, no final dos anos 1980, para gerenciar o tempo e aumentar a produtividade. Qualquer pessoa pode aplicar o método em suas atividades, seja no trabalho ou para o estudo.

 

Se você não está conseguindo organizar o seu tempo e entregar suas metas no prazo, conheça essa metodologia e faça um teste. É também interessante para quem tem aquele probleminha de procrastinação – ou seja, deixa de fazer algo no momento para fazer depois e isso acaba se tornando um hábito – e para quem precisa de ajuda para se concentrar.

 

Como funciona a técnica Pomodoro

 

A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos, com o objetivo de conseguir uma concentração intensa durante uma atividade. Para colocá-la em prática, você vai precisar de:

 

– Cronômetro

– Uma lista de tarefas

– Lápis e borracha

 

tecnica pomodoro

 

*Se a imagem não abrir, segue o descritivo:

Passo a passo do método Pomodoro

 

  1. Escolha as tarefas a serem executadas;
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos (use o despertador do celular);
  3. Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (foco total!);
  4. Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (a sugestão mais indicada é que você se levante e faça algum exercício, como caminhada ou alongamento, mas vale qualquer outra coisa que ajude a relaxar);
  5. Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la;
  6. Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos);
  7. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.

 

Uma atenção ao item 3: para obter uma concentração intensa e conseguir otimizar o Pomodoro, fique longe de qualquer coisa que possa tirar a sua atenção, como o celular. Se vai usá-lo como cronômetro, deixe-o a uma distância longe de sua visão.

 

Hoje, o grande desafio na otimização do tempo é desapegar do celular, o que pode causar uma grande ansiedade. É um exercício que precisa ser feito se você quer aplicar o Pomodoro, por isso, encare como um teste de controle. Nada de WhatsApp e redes sociais.

 

Qual o objetivo dos Pomodoros

 

Repita o passo a passo todos os dias e anote quantos “pomodoros” usou, para concluir cada tarefa da sua lista. A ideia é que, com o passar do tempo, você descubra quantos “pomodoros” usa para fazer suas atividades (isso vai ajudar a estimar prazos). Dica: faça testes e adapte o tempo à atividade que estiver fazendo.

 

Como planejar as tarefas

 

Quando você estiver criando a sua lista de tarefas, priorize os itens que devem ser feitos no dia. Como cada Pomodoro equivale a 25 minutos, faça observações em cada tarefa sobre quanto tempo você levou para terminar cada atividade. O objetivo é entender o tempo de cada atividade para você conseguir organizar melhor sua rotina.

 

Pomodoro On-line e Aplicativos

 

Uma opção legal e prática para cronometrar é usar o site https://tomato-timer.com/ mas, se preferir, tem também aplicativos como Team Pomodoro , Focus To-Do: Pomodoro Timer & Tasks List OrganizerPomodoro Timer Lite.

 

Fontes: Redação Nocta; Wikipedia