fbpx

 

04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e é sobre prevenção e vacina contra o câncer que vamos falar aqui.

 

Quando falamos em campanhas de saúde para empresas e divulgamos, por exemplo, datas de destaque no calendário, é para lembrar que a prevenção de doenças é o melhor caminho para uma vida de qualidade e também para redução de custos com planos de saúde.

 

Porque você deve fazer campanhas de saúde na sua empresa

 

Com certeza, você já ouviu falar em absenteísmo e presenteísmo, principalmente se é da área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Não à toa, essas duas palavras perduram como temas em diversos eventos e palestras ao longo dos últimos anos. Aliás, se você ainda não conferiu a lista de eventos programados para este ano, veja neste post aqui.

 

O que é absenteísmo e presenteísmo

Absenteísmo: medimos com base nas ausências dos colaboradores seja por doença, acidente de trabalho ou não, motivos familiares dentre outros.

Presenteísmo: é quando o funcionário, apesar de estar diariamente no trabalho, não consegue ter uma performance profissional razoável por dificuldades pessoais ou problemas com sua saúde.

 

Promover ambientes saudáveis para melhorar a capacidade de trabalho, além de diminuir o risco de desenvolver doenças, ameniza o impacto do absenteísmo que resulta em muitos dias de trabalho perdidos. A ausência de qualquer funcionário desencadeia consequências negativas dentro da empresa, assim como a baixa performance por uma doença.

 

Às vezes pode parecer estranho que ressaltamos em nossas publicações datas que comemoram ou nos lembram de algum assunto ligado à saúde, mas a ideia é incentivar o gestor de pessoas a desenvolver materiais que ajudam no combate dessas duas palavrinhas citadas acima. Por isso, é bom ter uma consultoria de gestão da saúde, como você pode ver AQUI.

 

Prevenção contra o câncer

 

Chegamos ao tema do post, o Dia Mundial do Câncer que acontece todo ano em 04 de fevereiro. Trata-se de uma campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença.

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) traz para a campanha de 2019 o slogan Eu Sou E Eu Vou. No site é possível baixar os materiais para divulgação, entre cartazes e peças para internet, como esta:

CLIQUE AQUI para acessar o material e divulgar na sua empresa.

 

Vacina contra o câncer

 

A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

 

Lembrete aos papais: vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.

 

Vacina contra a hepatite B: o câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

 

Datas para fazer campanhas de saúde na sua empresa

 

Circule no seu calendário estas datas. Se você ainda não tem o calendário 2019, CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente!

 

04/02 Dia Mundia do Câncer

28/02 Dia Mundial da Doença Rara

 

08/03 Dia Internacional da Mulher

31/03 Dia da Saúde e Nutrição

 

07/04 Dia Mundial da Saúde

16/04 Dia Mundial da Voz

17/04 Dia Mundial do Hemofílico

26/04 Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

 

10/05 Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

26/05 Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

31/05 Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

 

03/06 Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

 

15/07 Dia do Homem

 

05/08 Dia Nacional da Saúde

29/08 Dia Nacional de Combate ao Fumo

 

15/09 Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

 

04/10 Dia Mundial do Sorriso

20/10 Dia Mundial da Osteoporose

29/10 Dia Mundial do AVC

 

01/12 Dia Internacional da Luta contra a AIDS

 

Fonte: Redação Nocta; INCA