fbpx

Em linhas gerais, riscos fazem parte de qualquer atividade que seja exercida, principalmente nas empresas, entretanto, ele pode ser mapeado e com uma boa gestão, minimizado (ou até anulado) dependendo de seu grau.

Por muito tempo a questão “risco” estava ligada ao desastres naturais e sua prevenção, mas desde 1990 as empresas aumentaram o seu entendimento sobre ameaças corporativas. Governos passaram a olhar esta questão com mais atenção e passou a implantar regras mais rígidas para equilibrar a demanda do mercado e com isso, a sociedade passa a ter mais acessos as informações e responsabilidades das empresas. Assim, a gestão de riscos passa a ter maior visibilidade e se transforma em uma ação que traz benefícios também às empresas.

Com a ampla gama de possibilidade de riscos, criou-se então o profissional responsável por mapear estas incertezas e reduzir ao máximo as possibilidades destes riscos. Ele é quem avalia toda a inconformidade com os objetivos traçados pela empresa, provocada por fatores internos ou externos.

Uma vez definidos os riscos, este profissional passa a determinar indicadores para cada área ou operação. Estes dados serão a referência analítica para determinar se as ações tomadas a fim de combater os riscos estão eficazes ou não.

A gestão de riscos vai além de atuar no incidente propriamente dito. Ela ainda é responsável por analisar o impacto deste incidente como um todo, incluindo áreas co-relacionadas e seus colaboradores e além disso quais serão as medidas corretivas que serão tomadas para que esta não conformidade torne a ocorrer.

Mas embora a prevenção ainda seja o melhor remédio para as organizações, especialistas da área ainda encontram resistência desta implantação no dia-a-dia das empresas. Para este consultor, ter este plano “vivo” e revisado periodicamente são as principais fontes de gestão bem-sucedida, mas isso não é o suficiente se ficar apenas no papel; é necessário que o planejado seja executado.

Então, para manter este plano de execução a #Nocta oferece a ajuda de profissionais especialistas nesta gestão. Solicite uma consultoria gratuita e obtenha grandes resultados em sua empresa.